Torcida do Coritiba fez manifestação racista no Atletiba

A rivalidade sadia do futebol foi substituída por uma lamentável ação racista da torcida do Coritiba no clássico Atletiba do último domingo, no estádio Couto Pereira. No intervalo da partida, alguns torcedores começaram a chamar de “macaco” o zagueiro atleticano Manoel, numa clara demonstração de falta de educação e de racismo.

No portal do Lance!, na internet, há o vídeo com as ofensas racistas proferidas pelos torcedores coxas-brancas contra Manoel (confira o vídeo na reportagem: Torcida do Coritiba dá outro péssimo exemplo).

Após o lamentável incidente, alguns torcedores do Coritiba usaram uma comunidade, num site de relacionamento, para reverenciar os tristes atos e inclusive proferiram outros xingamentos e ofensas racistas contra Manoel, na comunidade oficial do Coritiba no site de relacionamento Orkut (o tópico foi deletado pelos administradores da comunidade após perceberem que as ofensas poderiam ser registradas).

Esta não é a primeira vez que um incidente racista mancha a história do Atletiba, o principal clássico do futebol paranaense. Em 2009, no clássico válido pelo Campeonato Paranaense, pouco antes do fim do primeiro tempo alguns torcedores do Coritiba xingaram e fizeram gestos racistas contra os atleticanos, numa clara demonstração de segregação racial (relembre a reportagem publicada na Furacao.com: Manifestação racista estraga clássico Atletiba)

Nas arquibancadas e nos gramados

Esta não foi a única manifestação racista contra Manoel nesta semana em estádios de futebol. Na quinta-feira, no jogo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, o zagueiro Danilo havia chamado em campo Manoel de “macaco”, ação que foi registrada em uma queixa-crime contra o atleta palmeirense numa delegacia de São Paulo.

 

Na esfera criminal Danilo foi enquadrado no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal Brasileiro por “injúria qualificada por racismo, que prevê pena prevista varia de um a três anos de prisão. No âmbito esportivo, Danilo deve ser julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), sendo denunciado em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: 254-B (cuspir em outrem), que pode render punição de seis a doze jogos e no 243-G (praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão da cor), que prevê suspensão de cinco a dez partidas. Assim, o palmeirense pode pegar de cinco a 22 jogos de punição.

 

Depois dos atos racistas da torcida coxa-branca resta saber o que os tribunais esportivos farão para punir o clube pelo mau comportamento de sua torcida. Vale lembrar que além de um ato baixo e lamentável, o racismo é crime, conforme indica o Código Penal Brasileiro.

 

 

Fonte: Furacao.com

+ sobre o tema

Oficina de Roteiro de Documentário Afro centrado

A oficina de roteiros negros pretende debater roteiros a...

Ricos (não) merecem o que têm?

Privilégio representa alguma vantagem ou direito que uma pessoa...

Haitiano é agredido até a morte por grupo de pessoas em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga um suposto...

Globo de Ouro 2021: atores lamentam ausência de negros entre jurados

Uma campanha online aconteceu durante a exibição do Globo...

para lembrar

Crime de racismo: Uma prática histórica

O racismo no Brasil, é um problema que existe...

Deus é contra as cotas? Por, Dennis de Oliveira

Dennis de Oliveira, MOVIMENTAÇÃO NO CÉU Movimentação no Céu....

Câmara promove seminário para discutir morte de jovens negros em Belo Horizonte

Marcada para dia 25, programação tem inscrições abertas e...

Valmir Assunção: Quando a Justiça se torna racista

No último dia 21 de maio, a Justiça...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=