Chuvas que atingem o Nordeste deixam 20 mortos

As fortes chuvas que atingem a região Nordeste já deixaram 20 mortos em Alagoas e Pernambuco, desde a semana passada, segundo informações da Defesa Civil dos dois Estados.

 

Neste sábado, o corpo de um rapaz – que desapareceu após cair em um rio em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife (PE) – foi encontrado, aumentando o número de mortos em Pernambuco para dez.

 

Entre as oito pessoas que morreram em Recife (PE), cinco eram da mesma família. Os outros são de Cortês (PE) e Jaboatão do Guararapes(PE).

 

Em todo o Estado de Pernambuco são mais de 20 mil pessoas fora das suas casas – 7.911 desalojadas e 12.638 desabrigadas -, até o início da noite deste sábado. Só em Recife (PE), são cerca de 500 desabrigados.

 

Segundo informações da Defesa Civil, a chuva deu uma trégua em Recife, cidade mais afetada até o momento no estado.

 

Pelo menos 45 municípios foram atingidos. Em Recife, foi decretado estado de alerta máximo. Outras sete cidades estão em situação de emergência: Jurema, Palmeirina, Limoeiro, Pombos, Ribeirão, São Benedito do Sul e Vicência.

 

Alagoas
Em Alagoas, a chuva também deixou dez pessoas mortas. Seis são de União dos Palmares (AL), onde há 1.000 pessoas desaparecidas.

 

Segundo o balanço mais recente da Defesa Civil, as chuvas que atingiram 21 cidades alagoanas destruíram 1.129 casas. Cerca de 37 mil pessoas estão sem abrigo e 15.540 estão desalojadas.

O governo do Estado decretou calamidade pública em 14 municípios, União dos Palmares é um deles. A decisão deve ser publicada no ‘Diário Oficial’ do Estado na terça-feira (22). O governo não divulgou a lista de cidades que farão parte do decreto.

 

Mais de 58 mil pessoas foram afetadas e 1.129 casas foram destruídas. Cerca de 37 mil pessoas estão sem abrigo e 15.540 estão desalojadas.


Ajuda
O Ministério das Cidades informou neste sábado que vai ajudar as vítimas das enchentes de Pernambuco e Alagoas na construção de moradias.

 

Em nota, o ministério informou que isso será feito por meio do programa Minha Casa, Minha Vida ou com recursos adicionais a serem definidos por medida provisória, para a remoção de famílias que habitam áreas de risco.

 

O ministro da Cidades, Márcio Fortes, fez um sobrevoo hoje em regiões de Pernambuco que, desde o último fim de semana, vem sendo fortemente atingidas pela chuva, acompanhado do ministro da Integração, João Santana, e dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB).

 

Os ministros também sobrevoaram cidades vizinhas do Estado de Alagoas que também estão inundadas, em consequência do transbordamento do rio Mundaú. A drenagem dessas áreas também ficará a cargo do Ministério das Cidades.

 

“Alagoas não teve chuvas, mas municípios foram arrasados pela cheia do do Rio Mundaú, como é o caso de Rio Largo, Branquinha, União dos Palmares”, afirmou Fortes.

 

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Como Dona Ivone Lara se afirmou, “pisando devagarinho”, no mundo masculino do samba

Se até hoje contam-se nos dedos as mulheres que...

Beyoncé é convidada a votar no Oscar

Beyoncé poderá votar no Oscar do ano que vem....

Jovens criam loja virtual com produtos do continente africano

Por dentro Da África Rio – Ele vive no Brasil...

para lembrar

Morre o rapper MC Guru, do grupo GangStarr, aos 43 anos

O rapper novaiorquino MC Guru morreu na segunda-feira (19)...

13 de maio é dia de encontro marcado com Carlos Moore, em Alagoas.

Por: Arísia Barros Charles Moore Wedderburn, conhecido no...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=