Chuva intensa desde sábado deixa moradores de Palmares em alerta

Por: Glauco Araújo

 

Defesa Civil Municipal circulou pelas ruas pedindo atenção para enchente.
Venezuela trouxe 6 toneladas de donativos para vítimas da chuva em PE.

 


A chuva não deu trégua aos moradores de Palmares (PE) desde a tarde deste sábado (26) até a noite deste domingo (27). Um sistema improvisado de comunicação da Defesa Civil do muncípio passou a circular pelas ruas da cidade, por volta das 16h de domingo, pedindo para as pessoas deixarem suas casas. O alerta foi feito em decorrência do risco de nova cheia no leito do Rio Una. Apesar da medida preventiva, não houve registro de novos alagamentos. Em Belém de Maria (PE), o leito do rio voltou a subir, mas não provocou problemas.

 

Após o alerta em Palmares, muitas pessoas tentaram subir para a parte mais alta da cidade usando a caçamba de caminhões como apoio. Pedestres se penduraram nos veículos, ainda em movimento, para conseguir subir as ladeiras até sair das áreas de risco de enchente. Algumas estavam de bicicleta e pegaram “carona” nos caminhões.

 

Alguns moradores, assustados com a insistente chuva deste domingo, tiveram dificuldade de se organizar em filas para receber as doações, distribuídas por voluntários.

 

Um grupo de nove integrantes do Abutres Moto Clube do Brasil viajou do Recife para Palmares, neste domingo, escoltando um caminhão de donativos para as vítimas da cheia.

 

Ajuda internacional

Segundo o governo de Pernambuco, seis toneladas de donativos foram trazidas pelo governo da Venezuela neste domingo. Um avião Hércules C-130, da Força Aérea Venezuelana, pousou, por volta das 13h, na Base Aérea do Recife. A mesma quantidade de doações será levada para as vítimas da chuva em Alagoas.

chuva-palmares620_

De acordo com a nota divulgada pelo governo pernambucano, foram enviadas duas toneladas de água mineral, uma tonelada de sardinha, 500 quilos de atum, 500 quilos de arroz, 350 quilos de geléia, 350 de leite em pó, 300 quilos de macarrão, além de 800 quilos roupas usadas, 120 quilos de fraldas, 100 quilos de papel higiênico, 50 colchões e 50 cobertores.

 

O material doado passou por vistoria de técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e levadas para um centro de distribuiçãoagora estão na Ceasa, onde foi montada uma central de distribuição.


Balanço

Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, 67 municípios foram afetados pela chuva no estado, nove estão em calamidade pública, 30 em situação de emergência. Ao todo, 26.966 pessoas estão desabrigadas e 55.643 foram desalojadas. Foram confirmadas 18 mortes em Pernambuco.

 

chuva-palmares620_

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Globo desiste de Ó Paí, Ó e atores ficam decepcionados

O elenco baiano da minissérie Ó Paí, Ó está...

Balé das pernas tortas

Em sua septuagésima peça, o norte-americano Bob Wilson dramatiza...

Refugiado da Somália que chegou ao Canadá na década de 90 é eleito Ministro da Imigração

Em 1993, o então adolescente de 16 anos Ahmed Hussen deixava...

Meghan Markle será editora convidada da revista Vogue

Edição britânica da publicação terá a duquesa de Sussex...

para lembrar

Como transformar Carolina Maria de Jesus em quadrinhos

Entrevista com os autores conta a história do projeto...

Pastor faz congregação comer grama para “estar mais perto de Deus”

Um pregador neopentecostal africano fez sua congregação...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=