Pesquisa Ibope aponta liderança de Tarso Genro no Rio Grande do Sul

Pesquisa divulgada pelo grupo RBS mostra petista com 39% dos votos.
Fogaça (PMDB) tem 29% e Yeda Crusius (PSDB) aparece com 15%.

Segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado (10) pelo Grupo RBS, o candidato do PT, Tarso Genro, lidera a disputa eleitoral pelo governo do Rio Grande do Sul com 39% das intenções de voto. José Fogaça (PMDB) aparece em segundo lugar, com 29%, e a governadora Yeda Crusius (PSDB), em terceiro, com 15%. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 8 de julho. Foram entrevistados 812 eleitores e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Em um eventual segundo turno, a pesquisa Ibope divulgada pelo Grupo RBS aponta vitória de Tarso. Ele tem 48% das intenções de voto, contra 39% de Fogaça. Tarso também venceria o segundo turno em um confronto com Yeda Crusius. Neste cenário, o petista tem 59% dos votos, contra 24% da candidata do PSDB. Em um confronto entre Fogaça e Yeda, o candidato do PMDB ficaria com 58%, enquanto Yeda teria 22%.

 

Na consulta espontânea, quando não são apresentados os candidatos, a pesquisa Ibope encomendada pelo Grupo RBS revela que 62% dos entrevistados se mostraram indecisos em quem votar. Em relação à rejeição dos candidatos, 47% responderam que não votariam de jeito nenhum no primeiro turno em Yeda Crusius. Tarso Genro tem 12% de rejeição e Fogaça apenas 5%.

No cenário em que estão todos os candidatos, a pesquisa Ibope mostra que Tarso tem o seu melhor desempenho entre os eleitores de 25 a 29 anos (44%) e, entre os que têm nível superior de escolaridade, o candidato do PT obtém 43%. Fogaça chega a 31% das intenções de voto entre os eleitores de 16 a 24 anos. Já Yeda Crusius tem seu melhor desempenho entre os entrevistados com mais de 50 anos (18%).

 

Corrida presidencial

A pesquisa Ibope encomendada pelo Grupo RBS mostra que, no Rio Grande do Sul, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, lidera a disputa com 46% das intenções de voto. Dilma Rousseff (PT) ocupa o segundo lugar, com 37%. Marina Silva, candidata do PV, aparece em terceiro lugar com 6% das intenções de voto.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

O Brasil negro e as tendências para 2013 por Athayde Motta

» ATHAYDE MOTTA Diretor do Fundo Baobá para...

Dilma e Temer oficializam chapa PT-PMDB ao governo de Minas

PT, PMDB e PC do B oficializaram na noite...

Votação na ONU poderá consagrar Brasil como pária na luta global antirracista

A repercussão do caso George Floyd —homem negro norte-americano...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=