Músico Paulo Moura morre de câncer aos 77 anos no Rio

O corpo do clarinetista Paulo Moura, de 77 anos, será velado das 11h ás 16h desta segunda-feira (13) no Teatro Carlos Gomes, no centro do Rio, informa sua assessoria. Não forma divulgados detalhes sobre seu enterro.

Ele morreu de câncer, no fim da noite desta segunda-feira, na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Paulo Moura estava internado desde o dia 4 de julho. Ainda não há informações sobre o enterro do músico.

Paulista de São José do Rio Preto, Paulo Moura nasceu no dia 15 de julho de 1932, numa família de instrumentistas. Aos 9 anos, ele pediu para estudar música e começou a tocar clarineta. Aos 14, ele entrou para o conjunto do pai.

Paulo Moura gravou o primeiro dos 40 discos em 1956. Ele chegou a integrar a orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Moura tocou com grandes nomes da MPB, como Elis Regina e Milton Nascimento.

Um dos saxofonistas e clarinetistas mais requisitados no Brasil e no exterior, Paulo Moura foi reconhecido no ano 2000 com o Grammy – o maior prêmio da música mundial, com seu trabalho “Pixinguinha: Paulo Moura e os Batutas”. Em 2009, ele se apresentou na Tunísia e no Equador., e lançou o CD AfroBossaNova.

 

 

+ sobre o tema

Debate discute o protagonismo no negro na sociedade nesta quarta-feira (17/06)

Evento conta com o lançamento do livro Gramática da...

ONU celebra 1º Dia Internacional de Nelson Mandela

Nações Unidas, 16 jul (EFE).- A ONU celebrou nesta...

Kalaf Epalanga: imigração, kuduro e literatura

Convidado da Flip, autor fala sobre 'Também os Brancos...

para lembrar

Disney vai produzir seu primeiro filme de princesa negra africana

A Disney vai produzir seu primeiro filme de princesa...

Januário Garcia

Januário Garcia se fez imprescindível ao apresentar imagens justas...

Delegações africanas participam de reunião em Brasília para discutir políticas empresariais

Reunião no Sebrae, em Brasília, junta delegações da Guiné...
spot_imgspot_img

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...

Mostra Competitiva Adélia Sampaio recebe inscrições de filmes de mulheres negras até 16 de junho

A 6ª edição da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio está com inscrições abertas para filmes dirigidos por mulheres negras de todo o...

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...
-+=