Em Minas, Dilma diz que vai criar a Universidade do Sertão

A candidata à presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, afirmou, durante entrevista à radio mineira Terra AM, que pretende levar o ensino superior às cidades interioranas. “Chamando Universidade do Sertão ou Universidade do Norte de Minas, de alguma forma o processo de interiorização vai chegar aqui”, disse a candidata.


Dilma ressaltou que hoje o Brasil está crescendo cerca de 6% ou 7%. “Para manter esse nível precisamos dar uma imensa força para a educação. Pretendemos dar para cada município com mais de 40 mil habitantes um centro de ensino profissionalizante”, enfatiza. A petista completou dizendo que para o Brasil ser um país integralmente desenvolvido é necessário o investimento na formação técnica. “Queremos que os jovens estudem junto dos lugares onde moram. Por isso, queremos interiorizar o ensino”.

 

A candidata voltou a falar de seu projeto para a educação, valorizando a qualificação do ensino, a remuneração do professor e endossando a proposta da unificação do ensino médio com o profissionalizante. A ex-ministra comentou ainda sobre a necessidade de criar um Prouni do Ensino Profissionalizante – segundo ela, o Promed – com o objetivo de ampliar o número de jovens preparados para o mercado de trabalho.

 

Acusações ao PT
Dilma voltou a ser perguntada sobre seu posicionamento em relação às declarações do candidato a vice-presidente Indio da Costa a respeito de suposta ligação do PT com as Farc (Forças Revolucionárias da Colômbia). “Sabe o que eu acho? Acho que temos os nossos projetos, que eu tenho muito orgulho e meu governo tem uma proposta e, por isso, pretendo manter o nível do debate elevado”, afirmou.

 

Por fim, resumiu sua posição dizendo: “ninguém vai me obrigar a fazer um debate que desrespeite o povo brasileiro. Eu não concordo com métodos que não contribuem para o ambiente democrático”.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

A orgulhosa vanguarda do atraso. Perfil reacionário

Por Luciano Martins Costa A orgulhosa vanguarda do atraso Os dois...

Times divulga 100 nomes mais influentes de 2020; veja personalidades negras da lista

A Revista Times divulgou a lista com as 100 pessoas mais influentes...

Das jornadas de Junho em 2013 ao impeachment e a uma campanha capenga em 2016, “várias queixas”

Nas eleições de 2016 e na conjuntura nacional encontramos...

Sucesso no YouTube, professora Amanda Gurgel é vereadora mais votada de Natal

Docente diz que vai trabalhar para garantir 30% do...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=