MPE pede multa ao PSDB-SP e Serra por propaganda em rádio e TV

O MPE (Ministério Público Eleitoral) protocolou nesta terça-feira (20) uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que solicita a aplicação de multa de R$ 25 mil ao diretório do PSDB-SP e ao candidato do partido à presidência da República, José Serra, por se utilizarem das inserções da legenda no Estado para fazer propaganda antecipada. As inserções regionais foram veiculadas no rádio e na TV no dia 29 de março deste ano.

 

Na representação, o Ministério Público afirma que o PSDB infringiu as regras da propaganda partidária contidas no artigo 45 da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95). Segundo o artigo, é permitido na propaganda partidária difundir os programas da legenda, transmitir mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário e divulgar a posição do partido em relação a temas político-comunitários, entre outras questões.

 

A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, que assina a representação, ressalta que as inserções do PSDB consistem “em mensagem de cunho eleitoral, em verdadeira propaganda eleitoral antecipada – ainda que não haja pedido explícito de votos em favor de José Serra”.

 

Na representação, o Ministério Público afirma que o PSDB desvirtuou as regras da propaganda partidária contidas no artigo 45 da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95). O artigo permite somente a propaganda partidária difundir os programas da legenda, transmitir mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário, divulgar a posição do partido em relação a temas político-comunitários, entre outras questões.

 

A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, que assina a representação, ressalta que as inserções do PSDB consistem “em mensagem de cunho eleitoral, em verdadeira propaganda eleitoral antecipada – ainda que não haja pedido explícito de votos em favor de José Serra”.

 

Segundo o MPE, José Serra utilizou-se das inserções partidárias do PSDB “para personificar e enaltecer suas supostas realizações”.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Se jornalista não pode apanhar, manifestante também não – Por: Leonardo Sakamoto

Vou cobrir nesta segunda (17), novamente, a manifestação...

A diferença entre debate de ideias e intolerância política

Jovens mobilizados e que se interessam por política não...

A pastora Ana Paula Valadão, muito louca, profetiza a chegada da hora da igreja na política

Pastora Ana Paula Valadão "Nós estamos indo para a...

Sai a nova edição atualizada do ‘Fala, Crioulo!’

Fonte: Cruzeiro On Line -   Com o...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=