A cor da tendência

Enviado por / FonteDo Estadão

A atriz Halle Berry já foi eleita a mulher mais bonita do mundo. Na edição Vogue América de setembro – que, apesar da entressafra de coleções, é tida como a mais importante -, ela está na capa, com ensaio clicado por Mario Testino.

vogue_jennifer_300
Jennifer Hudson (Foto: Reprodução/ Vogue)

O público fashionista negro comemora: não são frequentes as vezes que a publicação deixa de colocar pessoas brancas como destaque. Recentemente, um número maior acabou estampando a capa, como Jennifer Hudson (famosa como Effie White, no filme Dreamgirls), em março de 2007, a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, em março de 2009, e, logo em seguida, a cantora Beyoncé, em abril.

vogue_michelle_obama
Michelle Obama (Foto: Reprodução/ Vogue)

Ainda é um certo tabu. Entre as revistas de moda, porém, a Vogue é a que mais faz ensaios com negras em suas capas (as da Elle e da L’Officiel dão para contar nos dedos). Houve até uma edição na Vogue Itália só com garotas negras, que ficou conhecida como The Black Issue, em julho de 2008 (com o gancho da popularidade do então candidato à presidência americana, Barack Obama). O número chegou a ser o mais vendido da história da revista no país.

vogue_beyonce
Beyoncé (Foto: Reprodução/ Vogue)

O Moda preparou uma pequena retrospectiva da luta pela igualdade fashion.

vogue_donayleluna_300
Donyale Luna (Foto: Reprodução/ Vogue)

A primeira negra a ganhar a capa da revista foi Donyale Luna, em março de 1966, na Inglaterra. Apesar da ruptura de paradigma, a foto não foi tão favorável: não mostra o rosto inteiro da modelo.

vogue_beverly_300
Beverly Johnson (Foto: Reprodução/ Vogue)

Nos EUA, demorou um pouco mais. Em 1974, a modelo Beverly Johnson aparecia em uma edição que fazia um balanço do ‘look americano’.

vogue_naomi00_3001
Naomi Campbell (Foto: Reprodução/ Vogue)

Em Paris, a primeira negra só foi aparecer na capa lá em 1988. Talvez para reparar a gafe, a escolhida foi logo Naomi Campbell (que voltou a aparecer em várias outras capas da edição de vários outros países da revista).

vogue_lebron_300
LeBron James e Gisele Bündchen (Foto: Reprodução/ Vogue)

Uma das capas, porém, foi um tiro pela culatra. Em abril de 2008, o jogador americano de basquete LeBron James saiu ao lado de Gisele Bündchen. Até aí, tudo bem. O problema é que a foto lembra bastante a cena do filme King Kong, na qual o monstro rapta a indefesa loira.

rgvogue_taisaraujo_300
Taís Araújo (Foto: Reprodução/ Vogue)

No Brasil, a novela Viver a Vida colocou Taís Araújo como a primeira protagonista negra em novela das 21h. Isso, claro, fez com que a atriz saísse na capa de várias revistas, incluindo a RG Vogue.

 

+ sobre o tema

Danny Glover: De Hollywood para o Xambá

Como num filme de situações improváveis e interessantes, o...

Racismo no País ainda é forte, avalia líder da causa negra

Fonte:Jornal do Comércio-   O presidente do Movimento...

Contra a ditadura da chapinha, modelos aderem ao cabelo afro

Contra a ditadura da chapinha, modelos aderem ao cabelo...

para lembrar

Angela Davis: A inimiga pública número 1 dos EUA

Na última segunda-feira (26), a ativista e professora Angela...

TVE exibe as aventuras infantis de Nana e Nilo no Quilombo dos Palmares

No filme, os personagens voltam no tempo para o...

Maria Borges é a primeira negra na capa da ‘Elle USA’ em 20 anos

Maria Borges é a primeira negra na capa da...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=