Wal-Mart recorre em ação de US$ 1 bi por discriminar mulheres

A rede Wal-Mart entrou nesta quinta-feira com um recurso na Suprema Corte dos Estados Unidos para encerrar uma ação massiva de discriminação contra mulheres, que já se arrasta por vários anos e é o maior caso do tipo na história americana, segundo informações da CNN.

A acusação é de que o Wal-Mart desestimule a promoção de mulheres a cargos gerenciais de suas lojas, além de pagar menos às funcionárias em relação a um homem com a mesma função na companhia.

Como indenização, as impetrantes da ação, mais de 1,5 milhão de funcionárias e ex-funcionárias das 4 mil lojas da rede desde 1998, querem o pagamento de mais de US$ 1 bilhão, assim como outras despesas.

A ação, conhecida como “Dukes contra Wal-Mart”, foi feita em 2001, e já passou por diversos tribunais até chegar à Suprema Corte, e por meio de um comunicado oficial a empresa solicitou que o tribunal americano recusasse o caso.

“Esse caso envolve importantes questões sobre a ação das classes, e contradiz inúmeras outras decisões de outras instâncias, até mesmo da Suprema Corte”, afirmou o Wal-Mart por meio de um comunicado, tentando desvalorizar a acusação. “Apenas o tamanho deste caso não é usual, e isso é produto da grandeza do Wal-Mart e da amplitude da discriminação que foi detectada e documentada”.

Se a Suprema Corte aceitar julgar a ação, criará um precedente ainda inexistente para as ações de discriminação profissional.

FONTE : TERRA.COM

+ sobre o tema

Número de mulheres que operam máquinas agrícolas aumenta em MT

Porém, mulheres ainda representam menos de 10% do total...

Plataforma mapeia casos de violência contra a mulher na América Latina

Plataforma mapeia casos de violência contra a mulher:  plataforma...

‘Foi ódio mesmo’, diz vítima de ataque homofóbico com ácido, em Curitiba

Homem foi atingido nos braços e no rosto e...

Eduardo Suplicy conta história do garoto trans a quem ele deu uma chance na vida

Sem nunca ter cometido delito, Anderson Herzer estava interno...

para lembrar

“Leite e Ferro”, primeiro longa de Cláudia Priscila, estreia em 25 de novembro

"Leite e Ferro", primeiro longa de Cláudia Priscila, estreia...

Feminicídio: Delegado mata a mulher juíza em Perdizes, Zona Oeste de SP

Delegado mata a mulher juíza em Perdizes, Zona Oeste...

Aumenta a violência contra a mulher em Caxias do Sul

Rede de proteção tenta frear estatísticas, mas primeiro semestre...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=