Reconstrução arrasa memória de Luanda

Quando veio abaixo o palácio Dona Ana Joaquina, antiga casa-grande de Luanda, foi tão grande a reação popular que o governo, autor da destruição, mandou reconstruir uma réplica no lugar.

“Foi o primeiro edifício derrubado no processo de reconstrução”, lembra a arquiteta angolana Ângela Mingas. “Esse novo é mais ou menos parecido, mas tem coisas que não correspondem à sua verdade.”

Luanda hoje parece viver a mesma situação, algo um tanto distante do que seria a realidade. Vista do alto, parece toda demolida, ou por empreiteiras ou por rajadas de artilharia de duas guerras sucessivas.

Depois de conquistar a independência de Portugal, em 1975, Angola entrou numa guerra civil que só terminou no início deste século, quando começaram esforços desmedidos para reerguer a cidade.

No rolo compressor da modernização, prédios históricos, como o palácio e o mercado de Kinaxixe, do modernista Vasco Vieira da Costa, vieram abaixo para dar lugar a shoppings e torres de vidro reluzente.

“Luanda está perdendo sua memória em nome de uma falsa modernidade, que não respeita sua realidade”, diz Mingas, que há cinco anos lidera um projeto de defesa do patrimônio histórico da cidade.

“Existe a intenção de desenhar uma cidade nova, mais parecida com o futuro que o país pretende ter”, diz Mingas. “Mas essa ideia não vai passar da fachada, não vai atingir o coração de Luanda, um reboliço de identidades.” (SM)

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Cala boca, Denny Glover

Danny Glover, 66, astro de "Máquina Mortífera" e "Ensaio...

Países africanos falam sobre desenvolvimento

Economias emergentes partilham histórias de sucesso de crescimento económico...

O nada discreto charme da burguesia brasileira. Nos EUA

Reportagem do The New York Times revela espanto com...

para lembrar

Quénia – Uhuru, um ‘príncipe’ chamado ‘liberdade’

Uhuru Kenyatta – cujo nome significa liberdade na língua...

Chris Brown e Beyoncé dominam prêmio BET

O prêmio musical BET dividiu suas principais categorias entre...

Camila Pitanga premiada como melhor atriz acredita que ‘sexo é fundamental’

Premiada como melhor atriz pela atuação em Eu Receberia...

Afrodescendentes iberoamericanos contra o racismo

Cali - Com um chamado a acabar com o...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=