Presidente maliano defende integração africana

O presidente do Mali, Amadou Toumani Touré, disse quarta-feira em Tripoli, que a integração africana através da edificação dos Estados Unidos de África é incontornável, noticiou hoje (quinta-feira) a Pana.

O estadista maliano manifestou essa posição quando discursava na capital Líbia, durante o segundo fórum destinado aos reis, sultãos, emires, cheiks e líderes tradicionais africanos, que decorre nesse país da África do Norte.

O chefe de Estado maliano, que se exprimia na presença do seu homólogo líbio Muammar Kadhafi, indicou que a integração dos países africanos é uma aspiração das populações do continente.

Lembrou que a Constituição do seu país contêm disposições estipulando que o Mali pode conceder uma parte da sua soberania no quadro da integração africana.

Segundo o estadista, o Mali está pronto, no futuro, a abandonar uma parte da sua soberania, em benefício de um governo africano.

A esse propósito, saudou os esforços empreendidos pelo presidente Muammar Kadhafi, na promoção do processo de união e da realização da integração e da complementaridade entre os paí

De igual modo, felicitou a iniciativa dos organizadores do fórum, estimando que o mesmo rompe com a rotina dos encontros de chefes de Estado.

O presidente Touré saudou o papel preponderante dos líderes tradicionais a nível da governação local e na preservação das tradições e da cultura, lembrando que a história do seu país é rica em reinos tradicionais, que contribuíram para o enriquecimento da civilização mundial.

Fonte: Agola Press

+ sobre o tema

O pioneirismo dos movimentos sociais no interior do Ceará

O Cariri é uma terra marcada pelo imaginário religioso...

Vacina contra meningite sem refrigeração é testada com sucesso na África

Por: Amanda Lourenço   Um dos maiores desafios na...

Lupita Nyong’o vai estrelar série da HBO Max escrita por Danai Gurira

A vencedora do Oscar Lupita Nyong’o foi escalada para...

Filme com Donald Glover e Rihanna será disponibilizado gratuitamente pela Amazon

Filme musical realizado em Cuba, 'Guava Island' é inspirado...

para lembrar

spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=