Música Popular Brasileira: Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho estreiam hoje turnê na cidade

Por: Irlam Rocha Lima

 

Os 35 anos de uma das mais férteis e vitoriosas parcerias da música popular brasileira, a de Dona Ivone Lara e de Délcio Carvalho, está sendo celebrada com o CD Bodas de coral. O projeto, selecionado entre mais de 700 inscritos no Natura Musical 2009, na categoria Fomento à Musica, gerou um álbum com 15 faixas, que terá lançamento nacional no domingo, com show na Sala Martins Penna do Teatro Nacional.

“Vou a Brasília desde a década de 1970 e sempre tive ótima acolhida. Estou radiante por iniciar pela capital a série de três apresentações para lançar esse disco comemorativo, ao lado do meu querido parceiro e amigo Délcio Carvalho”, afirma, entusiasmada, a quase nonagenária cantora e compositora carioca, considerada a grande dama do samba.

Dona Ivone, a primeira compositora de samba-enredo, autora com Silas de Oliveira de Os cinco bailes da história do Rio, para o desfile da Império Serrano, em 1965, conta como iniciou a parceria com Délcio Carvalho. “Eu o conheci em 20 de maio de 1972, numa roda de samba em Botafogo, durante a qual o Silas viria a morrer. Logo em seguida, compomos nosso primeiro samba, chamado Derradeira melodia, que abre o Bodas de coral”.

Segundo Délcio, no CD foram reunidos sambas que marcaram sua trajetória artística, lado a lado com Dona Ivone. “No repertório estão desde o nosso primeiro samba até o mais recente, O tempo passou, que compusemos há dois anos. Há, também, o registro daqueles que se tornaram consagrados. Tivemos como convidados Dudu Nobre e Wilson das Neves em Ainda baila no ar; Alcione e Mart’nália em A festa”.

Diretor do show, Mário Lago Filho explica que o roteiro será dividido em três partes. “O Délcio abre, Dona Ivone entra em seguida e no encerramento eles cantam juntos Sonho meu. Para mim, é uma suprema felicidade poder trabalhar com essas duas figuras emblemáticas da música brasileira”. Tanto Dona Ivone quanto Délcio serão acompanhados por suas respectivas bandas.

Repertório
Acreditar
Alvorecer
Amor e esperança
Candeeiro da vovó
Nem é preciso falar
Nos combates dessa vida
Sereia Guiomar
Sonho de saudade
Sorriso de criança
Vai na paz
etc

 

 

Fonte: Divirta-se

+ sobre o tema

Hoje na História, 20 de novembro – Dia nacional da Consciência Negra

Rosemary de Ross O Dia Nacional da Consciência Negra...

Uma Seleção de negros e sem preconceito nos Jogos de Inverno de Sochi

Brasil leva a Sochi uma delegação em que, pela...

Mostra de Cinema IFÉ ressalta a importância da diversidade na produção do audiovisual brasileiro

“A mostra visa valorizar a diversidade da produção cinematográfica...

para lembrar

Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história

Veja a apresentação em vídeo com legenda Eu sou uma...

O cinema de palavras de Cidinha da Silva

Literatura é quando uma história nos convence de que...

Obama derrota Brad Pitt como homem mais estiloso em pesquisa

SYDNEY (Reuters) - Brad Pitt foi deixado de lado....

Documentário Candomblé – A cidade das mulheres

    O documentário Candomblé - Cidade das Mulheres faz um...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=