Massacre de Ruanda: Começa na Alemanha julgamento de ruandês acusado de genocídio

Réu de 54 anos é acusado de ser responsável pela morte de pelo menos 3700 pessoas em Ruanda. Onesphore R. vive desde 2002 na Alemanha, onde pediu asilo político.

Memorial em Nyamata lembra as vítimas do genocídio de 1994 em Ruanda

Começou nesta terça-feira (18/01) em Frankfurt o julgamento de um ruandês acusado de participar do genocídio que causou milhares de mortes em Ruanda em 1994. É a primeira vez que um tribunal na Alemanha ajuíza um caso desse tipo.

Onesphore R., da etnia hutu e ex-prefeito de Muvumba, no nordeste de Ruanda, é acusado de ter ordenado ou coordenado três massacres em abril de 1994. Segundo a Promotoria Pública, pelo menos 3730 pessoas da etnia tutsi foram mortas naquele episódio trágico.

massacre_de_ruanda_1994O acusado com sua advogada, Natalie von Wistinghausen

O acusado, que vive desde 2002 na Alemanha, onde pediu asilo político, pode ser condenado à prisão perpétua. Ele foi preso em 2008, após a expedição de um mandado internacional de prisão, chegou a ser liberado, mas voltou à prisão preventiva em julho do ano passado.

A Justiça alemã recusou a extradição de Onesphore R. para Ruanda, por considerar que não haveria condições para realizar um julgamento imparcial naquele país.

De acordo com as Nações Unidas, tribunais de vários países da Europa e de Ruanda, além do Tribunal Penal Internacional para Ruanda, na Tanzânia, já julgaram ruandeses acusados de participação no genocídio que causou 800 mil mortes.

Fonte: Dw

+ sobre o tema

Alerj aprova projeto para tornar passistas Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, nesta terça-feira, o...

A negritude em primeiro plano nos livros infantojuvenis

Livros infantojuvenis destacam personagens negros com o objetivo de...

Piedad Córdoba presentó demanda de nulidad ante Consejo de Estado

COLPRENSA Piedad Córdoba, exsenadora.   Compartir1 En la...

para lembrar

Copa na ÁFrica: Encontro de heróis africanos

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela...

Conheça Tiganá Santana, primeiro brasileiro a compor em línguas africanas

Cantor e filósofo, Tiganá é o primeiro compositor brasileiro...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...
-+=