A geografia institucional e geracional do racismo é um dos fatores que faz germinar a caudalosa pobreza nas terras alagoanas.

Por:  Arísia Barros

Alagoas é uma terra, desde os tempos dos colonizadores, administrada por autoridades étnicas: homens,brancos,católicos, ditos heterossexuais e com intermitente ideologia da posse, do domínio aos grupos mais fragilizados.

Alagoas é um estado pequeno em suas dimensões territoriais (o segundo menor das terras de Cabral, só perde para Sergipe), mas, com a outorga de estado feudal.

Suseranos que “inibem” a participação do povo como sujeito político, subvertendo, manipulando a acepção entre o “bem – sou eu” e o “mal- são os outros, os inimigos, a oposição”.

E o povo o mais pobre entre os pobres do Brasil, como sujeito despolitizado e numa frenética aceitação da manipulação política (a gente quer comida) levanta as bandeiras, de quando em vez, por 20 contos. Compactua com o jogo do ganhar ou ganhar.

Alagoas é a terra dos absurdos. Sergipe é o menor estado em extensão territorial do Brasil, entretanto, seu orçamento é de quase um bilhão a mais do que o do Alagoas. E em desenvolvimento social Sergipe é um estado gigante.

Por quê?

Apesar da fertilidade das terras alagoanas já não mais produzimos tant@s interpretes ou curiosos na busca de decompor os mecanismos de submissão à androcracia que renova, cotidianamente, o velho discurso de que “tudo vai bem” ou estamos trilhando caminhos de desenvolvimento.

Alagoas não está bem. Basta ouvir o grito que ecoa das barracas das enchentes montadas em espaços erradios de desenvolvimento. Espaços que desabam nos sonhos de quem já vivia no pesadelo da pobreza.

Alagoas promove o genocídio de sua população de rua. Em 2010 foram trinta e seis , no segundo mês de 2011 já são seis.

Sem uma política de estado, dificilmente, Alagoas conseguirá traçar caminhos para converter à ampla maioria minorizada em cidadã, quando muito, consegue estabelecer a quantificação das pessoas e não qualificação.

Qualificar politicamente é avançar na arquitetura de instrumentos que possibilitem a população tutelada ir além do voto, na exigência de direitos.

É conflitante o silêncio anêmico dos movimentos sociais, da juventude e tant@s e muit@s.

E na soma de todos estes fatores reafirmamos a nova gestão da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos que a geografia institucional e geracional do racismo é um dos fatores que faz germinar a caudalosa pobreza nas terras alagoanas.

No Ano Internacional dos Afrodescendentes instituído pela Organização das Nações Unidas, em 2010 e nos 10 anos da III Conferência Mundial Contra Racismo,

Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, ocorrido em Durban-África do Sul-2001, o estado alagoano carece urgente de soluções políticas que apontem dados consistentes da realidade da população negra em Alagoas, com o intuito de estabelecer o legítimo compromisso institucional de eliminar todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata, no estado denominado em um estudo nacional de “Pequena África” pelo altíssimo grau de desigualdades raciais aliado a um quadro de homofobia e genocídio dos moradores de rua crescente.

Na terra dominada por vocação, desde os tempos dos colonizadores, administrada por autoridades étnicas: homens,brancos,católicos, ditos heterossexuais é hora de abreviar a mensagem “útil” da idílica miscigenação brasileira e assumir o enfrentamento a intolerância institucionada secularmente às amplas maiorias minorizadas, na República dos Palmares, a mesma que um dia acreditou no quilombo dos sonhos:liberdade!

O que é mesmo democracia?

 

Fonte: Cada Minuto

+ sobre o tema

Hoje na História, é dia do Rock – 18 músicas para celebrar a data

 Jimi Hendrix Chuck Berry  Tina Turner Little Richard Planet Hemp Bad Brains Funkadelic Living Color Bo Diddley   Lenny...

Mestre Lumumba morre aos 77 anos

Mestre Lumumba, Babá Ilê do Ilê Omo Aiye, morreu...

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

O Pescador navega pelas águas africanas. Às vezes, percebe...

para lembrar

Négo completa 83 anos de fundação

Entidade se reinventa com a participação de jovens lideres....

Galeria Olido recebe 80 obras haitianas em comemoração ao Dia da África

O Dia da África é celebrado mundialmente no dia...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=