Escócia quer retratação de Neymar e CBF por acusação de racismo

Por Marcos Felipe

 

Federação do país manda carta à entidade exigindo pedido de desculpas. Segundo polícia inglesa, banana foi atirada por torcedor alemão no domingo

A Federação Escocesa de Futebol (SFA) escreveu uma carta à CBF requisitando um pedido de desculpas da entidade e de Neymar após a acusação de racismo durante o amistoso do último domingo, quando o Brasil venceu por 2 a 0 em Londres.

Em comunicado no site oficial, o presidente da SFA, Stewart Regan, afirmou que os torcedores escoceses se sentiram ofendidos com as reclamações dos brasileiros, pois a polícia inglesa informou que o responsável por jogar uma banana no gramado foi um jovem alemão que estava sentado na área reservada aos fãs brasileiros no Emirates Stadium.

– Brasil e Escócia já jogaram várias vezes, sempre em um ambiente colorido e amigável, e achamos que isso é necessário para apagar os eventos de domingo. Os torcedores escoceses ficaram realmente tristes e incomodados com estas acusações sem provas que colocam em dúvida sua reputação de bem-humorados e respeitosos. Para a questão ficar resolvida, e mostrar que os escoceses não estão envolvidos, nós achamos que a única maneira que podemos agir para defendê-los é pedir uma retratação do jogador e da CBF – disse Regan.

CBF não vai se retratar

Perguntado sobre o assunto, o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, disse não saber de nenhuma carta. E também afirmou que a entidade nada tem a ver com o problema.

– Se enviaram (a carta) eu não sei. Sei que a gente não deve se desculpar de nada. Você viu algo sobre o assunto no site da CBF? Não. Alguém da CBF falou sobre isso? Também não. Ou seja, não temos nada a ver com isso. Não temos que nos retratar de coisa alguma. E acho que nem o Neymar, pois ele não falou nada sobre a Escócia e, sim, sobre o racismo ser algo condenável no futebol – afirmou Paiva, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

Entenda o caso

Logo depois do segundo gol de Neymar no domingo, um torcedor jogou uma banana no gramado durante a comemoração do craque do Santos, que também fez o primeiro da Seleção de Mano Menezes. Após a partida, o atacante reclamou do incidente.

– Esse clima de racismo é totalmente triste. A gente sai do nosso país, vem jogar aqui e acontece isso. Prefiro nem tocar no assunto, para não virar uma bola de neve – disse ao SporTV.

Porém, segundo a polícia inglesa, o torcedor que atirou a banana no campo era alemão e não teria tido a intenção de fazer ofensa racista. Um dia depois do amistoso, Neymar disse a um canal de televisão da Inglaterra que não faria nenhuma reclamação formal sobre o incidente, pois considera que o caso “já é coisa do passado”. O alemão responsável por jogar a banana também não será punido pela polícia da Inglaterra.

 

Fonte: Globoesporte

+ sobre o tema

Mostra resgata cinema de Grande Otelo, o homem que encantou Orson Welles

Reza a lenda que o cineasta Orson Welles, de...

Lima Barreto, um autor a ser redescoberto e celebrado

Escritor carioca vai ser homenageado pela Bienal do Livro...

Objetos autografados por Muhammad Ali vão a leilão

LOS ANGELES, 6 Mai (Reuters) - Objetos relevantes...

para lembrar

Filme da mineira Elizabeth Martins retrata Elza Soares como símbolo do Brasil

“Bebete, quero que você veja do que sou capaz”....

Projeto espacial esbarra em comunidades quilombolas no MA

  A empresa estatal binacional ACS (Alcântara-Cyclone Space),...

MV Bill repisa trilhas na vida e no rap no livro de crônicas ‘A vida me ensinou a caminhar’

♪ Nascido Alex Pereira Barboza, MV Bill já está próximo de...

Cinema em diáspora: Correnteza – Mostra Internacional de Cinema Atlântico anuncia sua 2º edição no Recife

A Correnteza - Mostra Internacional de Cinema Atlântico anuncia sua 2ª...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=