Calendário Johnson’s Baby 2011 – Que país é esse?

O calendário brasileiro Bebê Johnson’s 2011 parece representar as crianças de um outro país, de um país branco imaginário fantasiado na mente das pessoas e tornado um ideal alegórico inalcançável na vida real.

Votação pública escolhe os bebês “mais lindos” do Brasil, mas que país branco é esse?

O país dos Bebês Johnson’s do Calendário 2011 representa a eficácia da política eugenista proposta lá atrás na década de 20 quando se pregava a extinção física dos negros mas que hoje se desenvolve impunemente nas formas simbólicas da mídia.

O mais curioso é que este resultado foi obtido através da votação pública via internet mediante um pré-apresentação num programa de tv. Assim se pode justificar como democrática a eleição do “bebê mais lindo” do mês.

A eleição patrocinada pela Johnson’s é mesmo contraditória, arrisco dizer que por ineficiência da agência de propaganda que organizou o concurso, já que na página johnson’s baby há um bebê negro ilustrando o banho com o sabonete Johnson’s. Em outra página os bebês novamente já são novamente todos brancos. Oficialmente, a empresa pode alegar que pratica a diversidade, nesse caso, podemos dizer também que a responsabilidade é que é do povo telespectador que votou na sua fantasia de um país embranquecido.

bebe negro johnsonsO bebê negro ‘aparece’ na hora do banho nesta publicidade da Johnson’s e desaparece em outra página sobre bebês: o racismo opera subliminarmente oferecendo a imagem de limpeza apelidada de cuidados sobre o corpo negro.

+ sobre o tema

Suspeitos de integrarem grupo neonazista são presos em SC

Seis pessoas de 20 a 30 anos foram presas...

História Roubada

Quero de volta minha história, roubada ela foi de...

PMs são presos por suspeita de estupro contra jovem grávida

Crime foi flagrado na noite de sábado (11), em...

para lembrar

5 filmes para refletir e aprender sobre racismo

Produção de negros para negros. Do Adoro Cinema    Apesar de ter mudado...

Inquérito conclui que garoto etíope sofreu racismo em São Paulo

Por Daiane Souza   A Polícia Civil de...

O Ministério Público Federal encaminhou denúncia de racismo contra Clovis Saraiva professor da UFMA

O Ministério Público Federal encaminhou à Justiça, na última...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=