Guest Post »

História Roubada

Quero de volta minha história, roubada ela foi de mim e ainda precisa ser encontrada.

Por  Neymar Ricardo Santos da Silva, enviado para o enviado para o Portal Geledés 

Photo by Magda Ehlers from Pexels

Quero minha história de volta, não aquela de que me curvei passivamente. Quero a história verdadeira, da luta de minha gente e resistência desde sempre.

Quero minhas heroínas e heróis, as indumentárias, honrarias e tudo mais. Quero minha língua, religião e sabedoria. Quero de volta o nome de meus ancestrais.

Quero entender a lógica e a filosofia dos meus, a matemática e medicina que em nossa Terra Mãe nasceu. Não quero a ignorância e alienação que me vendeu.

Não preciso que me dê, não preciso de sua benção ou emancipação. Como os que vieram antes de mim, lutarei e tomarei de volta com minhas próprias mãos.

E se não conseguir a tempo, não tem problema, pois os que vierem após meu ser, trarão em seus DNAs, a mesma vontade de lutar e retomar o que a muito nos fora brutalmente tirado, no passado, e o que ainda nos toma no presente.

Nossos jovens, nossas mães, nossos templos, nossas matas e águas. Quero tudo de volta, quero já, vou buscar.

Leia Também:

Negros, agarrem-se uns aos outros!

Hei, contabilize meus acertos

Vitimismo


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

Related posts