Rio de Janeiro – MP propõe Ação Civil Pública exigindo criação imediata de 349 novos leitos de CTI na rede estadual

O Ministério Público do Rio (MP) propôs à Justiça, na última quarta-feira, uma Ação Civil Pública para exigir a criação imediata de 349 novos leitos de CTI na rede estadual de saúde. De acordo com o órgão, investigações realizadas há dois anos demonstram que, diariamente, seis pacientes morrem à espera de um leito de CTI. A ação também levou em consideração um estudo técnico apresentado pelo Tribunal de Contas do Estado e pelo Ministério da Saúde, que estabelece os percentuais mínimos de leitos de CTI proporcionais à população de cada município. Desde novembro de 2010, o MP espera a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Secretaria Estadual de Saúde, que ainda analisa a proposta.

De acordo com a promotora Anabelle Macedo Silva, além da tentativa de assinatura do acordo, foram realizadas mais de 25 reuniões no último ano com diretores de hospitais, coordenadores de regulação, subsecretários de saúde, além de uma audiência pública para discutir a regulação de leitos, ou seja, a organização do acesso aos leitos de CTI a partir de protocolos objetivos, técnicos e hierarquizados de atendimento. O objetivo é que os casos de maior necessidade tenham prioridade na obtenção dos leitos. A proposta é que o encaminhamento aos leitos de CTI seja feito exclusivamente através da intermediação do sistema regulador, que avaliaria a vaga disponível mais adequada para cada paciente.

“A regulação evita a peregrinação desesperada de familiares, pacientes e médicos em busca de vagas, bem como a utilização política ou decorrente de favores pessoais das vagas públicas hospitalares existentes. Somente com a ampliação dos leitos de CTI, a implantação do sistema informatizado SISREG, a total inclusão dos leitos de CTI já existentes na rede pública e o pleno funcionamento dos Núcleos Internos de Regulação/NIR’s nos Hospitais – todos itens exigidos na Ação Civil Pública – será possível garantir o acesso democrático e igualitário aos leitos de CTI para todos os pacientes que deles necessitem”, afirma a promotora, em nota.

Já em relação à Secretaria Municipal de Saúde, a Ação Civil Pública exige a inclusão total dos leitos de CTI dos hospitais municipais na Central de Regulação e o pleno funcionamento dos Núcleos de Regulação nessas unidades “no curso das reuniões extrajudiciais, o nível Municipal de Gestão do SUS apresentou maiores avanços e maior participação do que o Estadual”.

Caso as obrigações sejam descumpridas, o MP já requereu à Justiça a aplicação de multa aos secretários de Saúde, o bloqueio judicial de verbas públicas destinadas a serviços não essenciais, tais como publicidade governamental, e a possível responsabilização por improbidade administrativa por parte dos gestores.

+ sobre o tema

Brasil deve buscar em favelas inspiração para inovar, diz ‘Economist’

A revista britânica Economist diz, em edição publicada nesta...

Edital seleciona consultoria em ‘Políticas de saúde para comunidades quilombolas’

As inscrições podem ser feitas até 28/07, pelo endereço...

A intangibilidade da velha imprensa brasileira

A tradicional imprensa brasileira mantém o discurso de que...

Perfil do mercado de trabalho feminino será lançado no dia 26

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de...

para lembrar

Governo Temer desrespeita indígenas em audiência pública internacional de Direitos Humanos

Na audiência da CIDH, na Argentina, não compareceram representantes...

Mulheres indígenas criam agência de notícias

A comunicação tem se mostrado um campo de batalha...

Contaminadas por mercúrio

Numa casa de madeira – com dois cômodos, móveis...

“As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” e a forca da personagem April O’nei

A nova aventura de Leonardo, Donatello, Raphael e Michelangelo...
spot_imgspot_img

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...
-+=