Brasil lidera ensino da História de África

O Brasil é o unico país a adoptar uma lei que integra o ensino da História e da Cultura africanas, incluindo a História afrobrasileira, nos ciclos primário, secundário e pré-escolar do sistema educativo nacional.

Essa informação foi prestada quarta-feira na capital zimbabweana, Harare, durante uma reunião de peritos da UNESCO, citado hoje (quinta-feira) pela PANA.

O encontro de Harare foi organizado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) para promover o ensino da História fundada na perspectiva cutural africana.

A introdução da lei em causa em 2003 culminou na produção e difusão de informações sobre a História africana e afrobrasileira e a cultura através do Brasil.

Marilza Regattieri, especialista de programas da UNESCO-Brasil que apresentou um documento sobre “Brasil-África : Histórias Cruzadas”, indicou porém que houve desafios enormes na aplicação da lei tal como o desenvolvimento de uma nova cultura escolar.

“Nós conhecemos desafios até aqui como a abordagem das matérias, pois as matérias existentes só falam da escravatura e na versão europeia. Por outro lado, a formação de formadores não perepara os professores para se pronunciarem sobre este assunto”, disse Regattieri em declarações à PANA.

O pojecto “Brasil-África : Histórias Cruzadas” compreende a supervisão da aplicação da lei, a produção e difusão de informações sobre a História de África e do povo afrobrasileiro e conselhos sobre a elaboração das políticas públicas.

O projecto visa identificar as questões essenciais, os progressos e os desafios da aplicação da lei, colaborar e elaborar estratégias para a realização de políticas públicas adequadas, bem como sistematizar, produzir e desseminar conhecimentos sobre a História e a cultura de África.

Uma grande parte do ensino da História em África é ainda eurocêntrica e é neste contexto que a utilização pedagogica da História Geral de Áfica da UNESCO foi lançada para definir um plano de trablaho.

A reunião da UNESCO em Harare visa também lançar as bases do desenvolvimento de conteúdos pedagógicos comuns para uso nas escolas africanas.

Pelo menos 65 peritos provenientes de 36 países de África e da diáspora (Estados Unidos, Brasil, Trindade e Tobago, França) participam na reunião de cinco dias que começou segunda-feira para definir a metodologia, determinar os métodos, as equipas de trabalho e elaborar um plano de trabalho.

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

Plenária do Quilombo Raça e Classe defende unidade para combater racismo

  Representantes dos Quilombos Família Silva, Rio Grande do Sul;...

Confira o que abre e o que fecha durante os jogos do Brasil na Copa

Nos dias em que a seleção brasileira de futebol...

Corpo de Armando Nogueira é velado no Maracanã

O velório do ex-diretor da Central Globo de Jornalismo...

O Futebol Gaúcho: elitismo x inclusão

Originário da antiguidade, segundo os historiadores, por volta do...

para lembrar

Arlindo Cruz é confirmado como enredo do Império Serrano em 2023

O Império Serrano anunciou neste sábado (18) que o sambista Arlindo Cruz será...

Rihanna e Lupita vão estrelar filme na Netflix inspirado numa fanfic do Twitter!

Socorro! Esse filme já é um dos mais incríveis...

V Semana da Consciência Negra debate os 130 anos da abolição da escravatura

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no...

Daúde

Maria Waldelurdes Costa de Santana Dutilleux (Salvador, 23 de...
spot_imgspot_img

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...
-+=