Pesquisa mede o racismo entre jovens italianos e de origem estrangeira

Por ocasião do 20 de novembro, Jornada dos Direitos da Infância e da Adolescência, Lorien Consulting e o Comitê italiano para o Fundo das Nações para a Infância realizaram um estudo para indagar sobre a percepção da difusão do racismo entre os adolescentes italianos e os de origem estrangeira.

400 menores italianos e 118 estrangeiros foram ouvidos durante a realização dessa pesquisa, que levantou também quais são as medidas que estão atualmente em vigor para combater esse tipo de preconceito. Vamos a alguns resultados: 70% dos adolescentes italianos dizem encontrar-se com adolescentes estrangeiros pelo menos uma vez na semana, 43% no tempo livre e 42,2% na escola. A relação de amizade se estabelece em 50% dos casos. 57% pensam que os estrangeiros são parte integrante da sociedade italiana e 52% dizem que os que se encontram em dificuldade devem ser ajudados. 55,6% considera a presença de pessoas de outros países positiva, enquanto 47% destacou um enriquecimento cultural com essa presença.

Afrontando o tema do racismo, ambos afirmaram que ele não se expressa somente através de violências, mas principalmente com a rejeição e a marginalização. Principalmente para os de origem estrangeira, o racismo se apresenta quando há qualquer distinção para com diferenças raciais, culturais, religiosas, ideológicas, etc.

50% dos adolescentes estrangeiros diz já ter assistido a episódios de racismo, porém somente 22% declarou ter sido alvo de racismo, dos quais mais da metade disse que isso teria acontecido na escola.

Da pesquisa emergiu que o racismo está bem presente na sociedade italiana, principalmente constatada pelos adolescentes estrangeiros. Na luta contra o fenômeno, eles colocam as Instituições Nacionais como as primeiras (20%), a Igreja católica vem em segundo lugar (encabeça 18% das ações), depois vêm as Organizações Internacionais e as escolas, com 16% cada. (ED)

Fonte: Rádio Vaticano

+ sobre o tema

A xenofobia italiana na era Berlusconi

por: Adriano De Bortoli   Gostaria de celebrar a...

Jones Manoel e sua luta pela revolução brasileira

A primeira coluna do ano é também a estreia...

15 comentários que uma mulher com o cabelo crespo sempre ouve

Quando paramos de usar relaxantes químicos e chapinhas para alisar o nosso cabelo...

Jovem arrecada R$ 39 mil após pai cortar faculdade por namorar negro

Empresário nega racismo e diz que filha ‘precisava sair...

para lembrar

Estamos engrandecendo o encarceramento sem nenhum impacto na criminalidade

Parte significativa do encarceramento é responsabilidade dos juízes. É o...

PEC da Anistia deixa muitas perguntas sem respostas

Seria bem importante que os presidentes dos partidos políticos...

Ex-BBB Naiá é intimada a prestar depoimento por declaração racista

Fonte: eBand A ex-BBB Naiá Giannocaro recebeu uma intimação...
spot_imgspot_img

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...
-+=