Vanessa Jackson será protagonista do musical ‘A Cor Púrpura’

A cantora Vanessa Jackson, revelada em 2002 na primeira edição do reality show musical Fama, contou sobre sua participação no musical “A Cor Púrpura” que tem estréia prevista para janeiro de 2012. Vanessa será a protagonista da peça no papel de Celie, encenado por Whoopi Goldberg no filme “The Color Purple” que teve 11 indicações para o Oscar.

Dirigida por Steven Spielberg, a versão cinematográfica de A Cor Púrpura foi lançada em 1985, com elenco encabeçado por Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey e Danny Glover. Indicado em 11 categorias do Oscar, o filme não levou nenhuma estatueta, mas obteve boas críticas e bilheteria. Spielberg afirma que não se trata de um filme sobre negros, mas sobre pessoas: “Desde o início do projeto, decidi que não era uma história sobre uma raça, cor ou situação social, mas sobre a humanidade.” A passagem de tempo no filme é mostrada com a sutileza de alguns detalhes, como a antiquíssima vitrola de corda mostrada no começo, marcando o início do século, depois a jukebox, que simboliza os anos 40. Os 34 anos em que a história se passa são documentados também através da evolução da black music, produzida pelo maestro Quincy Jones.

Já a produção nacional, com orçamento de seis milhões e meio de reais, foi o projeto musical que o produtor Ricco Antony encontrou grande dificuldade para captar a verba de produção: “As pessoas diziam que um espetáculo só com negros não daria retorno de público.” Por isso que ele se associou ao conhecido modelo e ator Luciano Szafir, na criação da produtora Produto Final. “A Cor Púrpura foi o primeiro filme que me emocionou muito, que me fez chorar. Não vi o musical na Broadway, apenas um DVD do qual gostei muito. Ricco me mostrou o projeto e imediatamente nos associamos.”, conta Szafir.

a-cor-purpura-logo-color
(Foto: Divulgação/A cor púrpura)

Luciano conseguiu fazer contato com Oprah, que vendeu os direitos por 75 mil dólares, mais 12% da bilheteria. Ao lado de Antony, da cenógrafa Clívia Cohen, da figurinista Jô Resende, da coreógrafa Mariana Matavelli e de Mariana Elisabetsky, a tradutora do texto, que fez a versão das músicas, Szafir vibrou com a qualidade dos pré-selecionados. Luciano discorda dos produtores que conseguem dinheiro público, através de incentivos fiscais, e cobram ingressos a 200 reais: “Nós cobraremos preços populares e pediremos que as pessoas tragam também uma lata de leite em pó para doarmos a obras sociais”, enfatiza.

Sobre a audições e a montagem do musical aqui no Brasil, Vanessa Jackson disse: “Os produtores da Broadway vieram até São Paulo especialmente para a audição da peça e acompanharão de perto toda a montagem e desenvolvimento do trabalho. Iniciarei a peça como uma adolescente e terminarei como uma idosa. O filme fala muito da questão de auto estima e aceitação”.

 

 

+ sobre o tema

Combate à discriminação das mulheres é desafio em África

  Luanda – A deputada do MPLA Júlia...

Seguranças da Copa farão curso contra racismo e hooligans

A Copa do Mundo de 2014 contará com seguranças...

Natura apresenta “Pra Que Me Chamas?”, single do novo álbum de Xenia França

Com produção de Pipo Pigoraro, Lourenço Rebetez e co-produção...

para lembrar

Beyoncé lança videoclipe com Nicki Minaj. Veja o vídeo!

Depois do lançamento do videoclipe de Taylor Swift, na...

Cidinha da Silva: Vozes da bibliodiversidade na FLIP e noutras festas e feiras literárias

O romancista gaúcho Jeferson Tenório, no artigo “Se Lima...

A escravidão através dos olhos de uma parisiense em viagem pelo Brasil

Memórias, diários e relatos de viagens são fontes importantes...

Karol Conka reflete os “Tempos Insanos” em novo clipe

Desde os protestos em apoio ao movimento Black Lives...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=