Câncer de Lula regrediu 75%, dizem médicos

Amanda Polato

Com resultado do tratamento, equipe descartou submeter ex-presidente a cirurgia

O câncer do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi reduzido em pelo menos 75%, disse nesta segunda-feira (12) o cardiologista Roberto Kalil Filho, que integra a equipe de médicos que cuida de sua saúde.

Lula, que retornou ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para uma avaliação do tratamento que faz para combater um tumor na laringe descoberto em outubro, tem estado de saúde muito bom, de acordo com os especialistas, e deve iniciar a terceira sessão de quimioterapia ainda hoje – antes, os médicos haviam decidido adiar o começo para terça-feira (13), mas mudaram de ideia. Ele deve ter alta amanhã à noite, quando será divulgado um novo boletim médico.

Segundo Kalil, Lula, que chegou apreensivo ao hospital, ficou aliviado com o resultado dos exames, que surpreendeu os médicos pela dimensão da redução o tumor.

O médico Luiz Paulo Kowalski, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, explicou que, com o quadro constatado na bateria de exames feita hoje, a equipe descartou submeter o ex-presidente a um procedimento para retirar o tumor.

– A cirurgia está totalmente descartada.

Alívio

O ex-presidente foi submetido a exames de laringoscopia e tomografia para verificar a regressão do câncer. Os médicos fizeram ainda um PET Scan, procedimento que serve para detecção de novos focos do tumor.

Segundo a equipe, os resultados foram bons. A laringoscopia mostrou redução visual importante do tumor, informou o otorrinolaringologista Rubens de Brito. Quando foi descoberto, o tumor tinha entre dois e três centímetros de diâmetro.

– Se via uma laringe aparentemente muito saudável, sem problema de deglutição.

Tratamento

Em 8 ou 10 de janeiro, o ex-presidente começará a sessão de radioterapia, que irá durar entre seis e sete semanas. Ele ficará em um ambulatório do hospital recebendo diariamente o tratamento aliado a doses reduzidas de quimioterapia.

Os médicos estão otimistas com a recuperação do ex-presidente, que tem 66 anos. Segundo os especialistas, a voz dele está voltando ao normal aos poucos. Ele não apresenta mais a rouquidão observada após o primeiro ciclo do tratamento, realizado no início de novembro.

De acordo com um dos membros da equipe médica, a proporção dos pacientes com quadro clínico semelhante ao do ex-presidente que apresentam resposta satisfatória ao tratamento de quimioterapia é de 80% a 90%.

Segundo os médicos, todo o tratamento deve terminar em fevereiro e Lula deve retomar suas atividades normais em março.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Paralimpíadas: atletas explicam por que ‘superação’ não resume suas histórias

"Hoje sou reconhecido por ser um velocista, por me...

Trair para não despencar

Por Fernanda Pompeu Trair namorado, mulher, marido é decisão íntima. Tão antiga...

Acelerador de emoções – Por: Fernanda Pompeu

Todo mundo já ouviu falar - mesmo que...

“Estamos assistindo a uma espécie de revanche das elites”

O dominicano Xavier Plassat, um dos líderes da luta...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=