Etta James morre aos 73 anos

O soul, o blues e o gospel raras vezes foram tão lancinantes quanto na voz dessa artista. Morreu hoje a cantora Etta James, diva do rhythm and blues, aos 73 anos, em um hospital de Riverside, Califórnia. Vivia com saúde frágil e sua médica, Elaine James, vinha pedindo desde dezembro que os fãs orassem pela cantora, que sofria de leucemia crônica. Tratava-se em casa, na Califórnia. Ela também sofria de Alzheimer e insuficiência renal.

Etta James foi uma das maiores cantoras americanas do século passado. É possível reconhecer sua influência em cantoras como Marcia Ball, Tina Turner, Bonnie Raitt, Diana Ross, Janis Joplin, Amy Winehouse e até Florence Welsh. Abriu shows dos Rolling Stones e do Grateful Dead. Ao longo da carreira, ganhou quatro prêmios Grammy. Em 1993, ela foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame e, em 2001, seu nome entrou na galeria do Rhythm and Blues Hall of Fame.

Sua primeira gravação marcante foi a canção The Wallflower, registrada quando tinha 15 anos. Originalmente, era intitulada Roll With Me Henry, mas o nome foi mudado por sugestão de radialistas, para “embranquecer” a versão que Gloria Gibbs gravaria para plateias brancas. Em seguida vieram sucessos eternos, como At Last (composta em 1941 e originalmente gravada pela Glenn Miller Orchestra), All I Could Do Was Cry, Something’s Got a Hold on Me, Tell Mama, I’d Rather Go Blind e Stop the Wedding.

Em 2009, o casal Obama dançou o hit At Last, seu grande sucesso, no dia da posse do presidente americano. A interpretação ficou a cargo de Beyoncé (que interpretou Etta James no filme Cadillac Records). Ela não teve só glórias. Foi viciada em heroína nos anos 1960 e em cocaína nos anos 1970 – esses percalços são abordados na sua autobiografia, Rage to Survive (escrita a quatro mãos com David Ritz, em 1995).

Antes de Etta, é possível afirmar que jamais uma mulher tenha cantado com tanta ênfase e indignação uma canção de mulher para mulheres como Etta James fez com I’d Rather Go Blind. Sua versão é uma das maiores interpretações de todos os tempos (Beyoncé também a gravou).

 

Matérias relacionada:

Cantora Etta James sofre de doença “terminal”, diz médico

Fonte: Yahoo!!

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Ilú Obá De Min convida para 6ª edição do Heranças Africanas

    Olá amigos e amigas do Ilú Obá De Min,...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

para lembrar

Luis Vagner, o guitarreiro que foi do twist ao samba-rock para animar o terreiro brasileiro

♪ OBITUÁRIO – “Luis Wagner guitarreiro / Liga essa...

Elza Soares: Versão póstuma de ‘Meu Guri’ chega às plataformas digitais

Nova versão de "Meu Guri," performada por Elza Soares, chegou às...

Rapper Coolio, conhecido pelo hit “Gangsta’s Paradise”, morre aos 59 anos

O rapper Coolio, que iluminou as paradas musicais com sucessos...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=