Chamado de ‘macaco’ pela torcida, Wallace sofre racismo na Superliga de volei

Atleta da Seleção sofre racismo em jogo da Superliga

O Vivo/Minas obteve uma importante vitória por 3 sets a 2, de virada, sobre o Sada Cruzeiro na noite desta quarta-feira, em Belo Horizonte (MG), pela Superliga Masculina de vôlei. Mas o triunfo ficou em segundo plano. O que sobressaiu foram os insultos raciais ao oposto Wallace, do Cruzeiro e da Seleção Brasileira.

Após um ponto do atleta, torcedores teriam se dirigido ao jogador com ofensas racistas, chamando-o de “macaco”. Depois da partida, o oposto preferiu não tecer comentários, mas foi perceptível sua queda de rendimento após as ofensas.

“É muito revoltante escutar uma coisa dessas, não dá para aceitar. Foi até melhor eu não ter conseguido ver a pessoa, pois eu podia ter perdido a cabeça na hora. Isso me tirou um pouco do jogo”, disse Wallace ao site oficial de sua equipe.

O Cruzeiro pediu para que o fato fosse registrado no relatório do jogo e levado para análise da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Não foi a primeira vez que a Superliga viu um comportamento discriminatório vindo da arquibancada. Na edição passada do torneio, houve muita polêmica com o caso de homofobia que envolveu Michael, central do Vôlei Futuro. Em jogo contra o próprio Sada Cruzeiro, em Contagem (MG), torcedores locais chamaram veementemente o jogador de “bicha”. O Vôlei Futuro levou o caso à Justiça Desportiva, mas o Cruzeiro não foi punido.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Sem os EUA como alvo, conselho da ONU aprova apuração sobre racismo sistêmico

Após uma série de idas e vindas, o Conselho...

Identidades, branquitude e pertencimento, Maria Lúcia da Silva

Redefinir a questão racial, atribuindo-lhe o lugar das...

Biblioteca da Unicamp sofre pichações racistas e ameaças

Com teor de ameaça, as pichações na Uncamp continham suásticas e...

para lembrar

Os negros em Mad Men e as cotas no Brasil

O Brasil do ano 2012 se parece muito...

Djamila: racismo só choca quando acontece com a filha do Bruno Gagliasso

Djamila: racismo só choca quando acontece com a filha...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=