Nigéria: polícia resgata mulheres grávidas de ‘fábricas de bebês’

 

 

A polícia da Nigéria invadiu um suposto orfanato ilegal onde recuperou jovens mulheres que podem ter sido forçadas a ter filhos para vendê-los, disse um porta-voz nesta sexta-feira.

“Descobrimos a fábrica de bebês em uma área do governo local de Uruah durante uma vistoria feita após uma denúncia,” disse à AFP o assistente do superintendente da polícia da operação no estado do sul Akwa Ibom, Oyekachi Orji.

Segundo ele, sete mulheres de idades entre 18 e 20 anos, incluindo três que estavam grávidas, foram libertadas da casa durante a operação realizada dia 4 de abril. Nenhum bebê foi encontrado. Três suspeitos, incluindo o dono da casa, sua esposa e outro cúmplice, foram presos, informou.

“Os suspeitos costumavam persuadir moças a ficarem grávidas com a promessa de pagar 70 mil nairas (US$ 445) depois que tivessem seus bebês, que eles vendiam para ritualistas,” disse ele.

Uma das jovens mães disse que entrou em contato com o dono da casa com a intenção de fazer um aborto, mas foi convencida a ficar até dar à luz. “O médico me deu 70 mil nairas,” segundo a imprensa nigeriana, citando a mulher. Ela também disse que o bebê foi tirado dela logo após o nascimento.

Outras “fábricas” como essa foram descobertas na Nigéria, frequentemente com o objetivo de vender bebês para casais sem filhos. Em outubro, a polícia encontrou 17 adolescentes grávidas em uma casa no sul do estado de Anambra. Meses antes, 32 adolescentes foram descobertas no sul da Nigéria em um lugar administrado por uma fundação, que foi acusada de forçar jovens mulheres a entregar seus filhos para a venda.

O tráfico de pessoas é amplamente difundido no oeste da África, onde as crianças são compradas para trabalhar em plantações, minas e fábricas ou como empregadas domésticas. Outras são vendidas para prostituição ou, embora seja menos comum, são torturadas ou sacrificadas em rituais de magia negra.

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Livro aborda racismo, cotas e ações afirmativas

Obra do jornalista e cartunista Maurício Pestana será lançada...

Famoso fotógrafo do movimento de direitos civis era informante do FBI, diz jornal

O famoso fotógrafo do movimento pelos direitos humanos...

Pesquisa confirma: negros são desfavorecidos no setor metalúrgico

Uma pesquisa encomendada pela  Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT...

para lembrar

6 músicas inéditas de Tupac surgem na internet, escute!

Acabamos de ser abençoados com novas musicas de Tupac...

Eusébio vai ter que voltar para Portugal

O responsável clínico da Selecção de Portugal, Henrique...

Cris Pereira leva o samba clássico, jazz e afro ao Vasques

A cantora brasiliense Cris Pereira apresenta a turnê do...

The Greatest Freakshow on Earth

New York might have the "Naked" Cowboy and...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=