Afro-americanos são os mais ativos nos blogues

 

Os afro-americanos não são os principais consumidores de tempo na Internet mas são, sem dúvida, os maiores produtores de conteúdo em matéria de blogues, segundo um trabalho publicado no mais recente número da revista especializada ‘Information, Communication & Society’.

Realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Berkeley, o estudo abrangeu mais de 40 mil americanos entre 2002 e 2008, tendo sido complementado com uma atualização em 2011. Das suas conclusões resulta que, embora os afro-americanos sejam possuidores de menos portáteis e computadores pessoais, em média são criadores de blogues e dos seus conteúdos quase duas vezes mais do que os internautas brancos e hispânicos.

“Os afro-americanos consumem menos conteúdos online, mas quando estão online são os seus principais produtores”, explicou um dos responsáveis do estudo, a socióloga Jen Schradie.

“Embora 10% dos negros sejam bloggers em comparação com os 6% de brancos que o fazem” ao longo do período abrangido pelo estudo, e esse número tenha aumentado no último ano daquele período (2008), passando para 17% de negros em comparação com 9% de brancos, “as pessoas de maiores rendimentos e educação continuam a ser mais ativos como bloggers do que aqueles apenas com a escolaridade secundária”.

Embora o estudo não contemple a análise das causas desta tendência, Jen Schradie pensa que uma das chaves de interpretação para o facto resida “na marginalização dos afro-americanos dos principais media”. Os blogues estarão a servir “de plataforma de participação” social e isso motive uma maior mobilização.

 

Fonte: Vox

+ sobre o tema

Mostra sobre a Consciência Negra é destaque na Filmoteca Acreana

  Data é comemorada no dia 20 de novembro. Produções são...

Negra, crespa e empoderada: Sabrina de Paiva é eleita Miss São Paulo 2016

Em tempos de discussões sobre a falta de representatividade...

Cotas raciais na Copa

Brasil Confidencial No dia 3 de outubro, Salvador...

Morte do presidente moçambicano Samora Machel ainda não foi esclarecida

A família do ex-presidente de Moçambique Samora Machel ainda...

para lembrar

13 de Maio: Alexandre Braga – A segunda abolição

A segunda abolição O Brasil não foi o último país...

Oswaldo de Camargo: “Sou um negro brasileiro”

Um elo entre as gerações: assim é visto o...

‘As Meninas Superpoderosas’ terá uma nova protagonista. E ela será a 1ª heroína negra da série

As Meninas Superpoderosas vão ganhar uma companheira de aventuras...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=