EUA vão punir uso de internet para violação de direitos humanos

 

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai baixar nesta segunda-feira uma portaria permitindo a imposição de sanções a cidadãos estrangeiros que usem novas tecnologias, como o monitoramento de celulares e internet, para promover violações de direitos humanos. A informação é do jornal The Washington Post.

Segundo o jornal, uma fonte de alto escalão afirmou que a portaria tem como alvo empresas e pessoas que ajudam o Irã e a Síria, mas que futuras normas poderão ampliar a lista. A medida será anunciada por Obama em um discurso no Museu Memorial do Holocausto, em Washington, de acordo com o Post.

Segundo o jornal, as mídias sociais e a tecnologia de celular têm sido amplamente utilizada para ajudar a organizar os defensores da democracia contra governos autoritários e para expor violações contra a população, como aconteceu recentemente no Norte da África e Oriente Médio.

Mas os governos autoritários, principalmente na Síria e no Irã, têm mostrado que os seus serviços de segurança também podem aproveitar a tecnologia para ajudar a reprimir a dissidência – através da realização de vigilância, bloqueando o acesso à internet ou a acompanhar os movimentos de figuras da oposição.

Como acrescenta a agência Reuters,o jornal acrescentou que o presidente informará ter pedido que a Estimativa Nacional de Inteligência, preparada pelas várias agências de informações do governo, avalie pela primeira vez o potencial para assassinatos em massa em outros países e suas implicações para os interesses dos EUA.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Guarani-Kaiowá: à margem dos direitos

Não se passa um mês sem que a Anistia...

Um massacre cotidiano

    No dia 20 de agosto de...

para lembrar

Mario Magalhães diz o óbvio sobre a chacina no Pará

"Pará: de um lado, foram mortas dez pessoas; de...

Dossie Sur sobre raça e direitos humanos

no Sur Conectas por THIAGO AMPARO & MARYURI MORA GRISALES Editores da...

STF adia julgamento de acusado de ser mandante da Chacina de Unaí. Vergonha!

Brasília – O ministro Marco Aurélio, do Supremo...

Cientistas brasileiros descobrem novo distúrbio cerebral em adultos ligado ao Zika

CHICAGO (Reuters) - Cientistas brasileiros revelaram um novo distúrbio...
spot_imgspot_img

Curso introdutório de roteiro para documentário abre inscrição

Geledés Instituto da Mulher Negra está promovendo formações totalmente online para jovens negres em todo o Brasil. Com um total de 6 formações independentes...

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e...

“Geledés é uma entidade comprometida com a transformação social”, diz embaixador do Brasil no Quênia

Em parceria com a Embaixada do Brasil no Quênia, Geledés - Instituto da Mulher Negra promoveu nesta sexta-feira 10, o evento “Emancipação Econômica da...
-+=