Políticos e religiosos gregos dizem ‘nunca mais ao nazismo’

 

A comoção criada pela chegada ao Parlamento grego de um partido neonazista causou a reação, nesta quarta-feira, de vários políticos e religiosos da comunidade judaica, que pediram para que a luta contra o racismo e “os nostálgicos do nazismo” não seja abandonada .

O conselho judaico da Grécia indicou, em um comunicado, que a entrada na câmara legislativa, pela primeira vez na história da Grécia, dos deputados do Chryssi Avghi (Amanhecer Dourado) “atenta seriamente contra a democracia grega”.

“A eleição dos nostálgicos do fascismo e do nazismo” leva os “cidadãos, os democratas, a imprensa, as pessoas de cultura a unirem suas forças para combater o racismo, a xenofobia, o antissemitismo”, acrescentou o texto.

O ministro do Interior, Tassos Giannitsis, aproveitou a celebração, nesta quarta-feira, na Grécia da capitulação nazista em 1945 para desejar que “em um país profundamente democrático como a Grécia, a ironia da história não nos conduza de novo à emergência de tais fenômenos”.

O prefeito de Tesalônica, Yannis Butaris, pediu que “o partido nazista” seja declarado ilegal na Grécia. A segunda cidade do país abrigou até a Segunda Guerra Mundial uma importante comunidade judaica de origem sefardita que teve grande parte de seus membros exterminados pelos nazistas.

A polêmica coletiva de imprensa do líder da formação neonazista depois da divulgação dos resultados das eleições legislativas (6,97% dos votos e 21 deputados) também provocou críticas da Federação de Jornalistas Gregos (POESY).

Segundo imagens divulgadas na internet, um jovem de cabeça raspada obrigou, aos gritos, os jornalistas a se levantarem quando o líder da formação, Nikos Mihaloliakos, entrou na sala.

Em um comunicado, a POESY alertou “aos nostálgicos de Hitler e, em particular aos ”valentes homens de camisas negras”, que nenhum jornalista será coagido, ameaçado e, sobretudo, aterrorizado”.

“Chegou o tempo do terror para os traidores da pátria”, disse o líder do Amanhecer Dourado durante a coletiva de imprensa.

 

 

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Após comentários racistas, dono dos Clippers é banido pela NBA

Jornal GGN – Pouco tempo depois de virem à...

PF apura novo caso de pichação com conteúdo racista na UFSM

Perícia inicial foi feita na quinta-feira e imagens de...

MPF recorrerá da pena de racismo aplicada a estudante

  O Ministério Público Federal (MPF) vai recorrer da decisão...

para lembrar

Racismo e o porque defendemos cotas raciais

O Racismo no Brasil Para compreendermos o processo de formação...

Ana Paula Xongani relata racismo em aeroporto de Portugal: ‘Foi traumático’

A influenciadora Ana Paula Xongani foi às redes hoje...

Veja 7 exemplos polêmicos de “embranquecimento” de personagens em Hollywood

Polêmica mais recente envolve a escolha de Matt Damon...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=