Começa nesta quarta-feira (30) seminário do ANDES-SN sobre ações afirmativas

O ANDES-SN promove esta semana, em São Paulo, um seminário nacional que vai debater o tema “Ações afirmativas e a transversalidade do gênero, etnia e classe”. O evento, realizado nos próximos dias 30 e 31, será realizado no auditório Jacy Monteiro, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. O credenciamento começará às 8h30 e seguida, às 10h, o antropólogo zairense Kabengele Munanga fará a conferência de abertura.

Munanga mora no Brasil desde a década de 70 e é vice-diretor do Centro de Estudos Africanos e do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Ele vai falar sobre “Racismo, colonialismo e políticas afirmativas”.

A primeira mesa do seminário, das 14h às 16h, tratará do tema “Direito e racismo: as cotas raciais, justiça política e inclusão social”. Os palestrantes serão os professores Samuel Vida, da Universidade Católica da Bahia, e Dora Lúcia de Lima Bertúlio, da Universidade Federal do Paraná. Já o “Estágio atual da política de ações afirmativas no Brasil” será o tema da segunda mesa, das 16h30 às 18h30, que terá a participação de Fúlvia Rosenberg, da Fundação Carlos Chagas e da professora Delcele Mascarenhas (Universidade do Estado da Bahia – Uneb).

Na quinta-feira (31), a mesa sobre “Financiamento e institucionalização das políticas de ação afirmativa: acesso e permanência”, marcada para 8h30 às 10h30, terá como participantes a ministra da Secretaria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Luiza Bairros, e os professores Marcelo Paixão (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Wilson Matos (Uneb).

A última mesa do seminário, realizada das 10h30 ao meio-dia , tratará do tema “Diversidade, gênero e ações afirmativas: relatos de experiência nas IES brasileiras” e terá a participação do participante do Movimento Nacional Quilombo, Raça e Classe e membro da executiva da CSP-Conlutas, Júlio César Nunes, e dos professores Otto Vinícius (Universidade Estadual de Feira de Santana) e Soraia Veloso (Universidade Federal de Uberlândia).

No período da tarde haverá a realização de grupos de trabalho e uma plenária para consolidar o que foi debatido. A expectativa do ANDES-SN é de que o seminário possa qualificar ainda mais a atuação dos docentes em relação às ações afirmativas.

 

 

 

Fonte: Adufcg

+ sobre o tema

Rede de supermercados Assaí é condenada após mata-leão em criança negra

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve,...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país,...

COTAS, INCLUSÃO E RISCO-BRASIL

  LEONARDO ATTUCH, Numa semana tomada pelo escândalo...

para lembrar

Imigrantes africanos são alvo de incêndio premeditado em Israel

Um apartamento que pertencia a imigrantes africanos em...

Mais postura racista nas capas de Revistas

Indianos criticam revista por clarear pele de atriz   A Revista...

Cor da pele interfere até na ação policial, dizem pesquisadores

No DF, porém, o número de mortes por intervenção...
spot_imgspot_img

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...
-+=