Vídeo sobre Plataforma África-Brasil será promovido na Embrapa durante Fórum 2012

Durante o Fórum 2012 das Plataforma África-Brasil e América Latina-Caribe-Brasil de Inovação Agropecuária (Africa-Brazil e LAC-Brazil Agricultural Innovation Marketplace), será divulgado vídeo sobre a Plataforma África-Brasil, iniciativa internacional que reúne pesquisadores brasileiros e africanos para desenvolver projetos de cooperação. O evento será de 1º a 3 de agosto, na Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília/DF) e estarão presentes todos os parceiros dos projetos.

São parceiros na Plataforma de Inovação Agropecuária África-Brasil a Embrapa – vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -, o Fórum para Pesquisa Agrícola na África (Fara), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), a Bill & Melinda Gates Foundation, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Banco Mundial (BM).

Desde maio deste ano, estão sendo filmados com recursos do Banco Mundial e da Embrapa, na África, no Brasil e também nos Estados Unidos, as atividades e os depoimentos de diversos parceiros. A Plataforma visa levar desenvolvimento para o continente africano através do estabelecimento e fortalecimento de cooperação entre Brasil e instituições africanas de Pesquisa e Desenvolvimento. “Os parceiros têm interesse em promover e divulgar a Plataforma, e uma das ações culminou na elaboração de um filme de cerca de sete minutos, com o ponto de vista de diferentes atores”, disse o pesquisador da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Embrapa e um dos membros executivos da Plataforma, Paulo Duarte.

O pesquisador monitora, no Brasil, os projetos financiados pelas Plataformas – o monitoramento faz parte dos procedimentos padrões -, e acompanhou as filmagens na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Unidade de Pesquisa que participa da Plataforma África-Brasil com o projeto “Lixiviação de pesticidas e perda para água subterrânea em áreas de produtores de hortaliças na região costeira do Togo”. A Unidade é cooperadora técnica e suas ações foram filmadas para o vídeo da Plataforma durante a Visita Técnica do pesquisador da Universidade de Lomé (Lomé/Togo), Gbénonchi Mawussi. Também foram gravados depoimentos do chefe geral da Unidade, Fernando Mendes Lamas, e do pesquisador líder do projeto Rômulo Penna Scorza Júnior.

Mawussi visitou a Embrapa Agropecuária Oeste de 18 a 24 de maio, quando o conheceu a estrutura e os laboratórios, trocou conhecimentos com a equipe do projeto e trouxe material para análise no Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas da Unidade.

Sobre o projeto, Scorza Júnior explica que os trabalhos, iniciados em 2010, fornecem conhecimento e infraestrutura para ajudar os pesquisadores africanos a encontrar soluções para possíveis problemas de contaminação de águas subterrâneas por agrotóxicos em Togo, país com solo bastante arenoso e potencial alto de contaminação. “Pretendemos também passar informações sobre a utilização de programas de computador capazes de fazer análise de risco ambiental. Com o resultado de todas as pesquisas, eles terão condições de definir políticas públicas com relação à utilização de agrotóxicos e possível contaminação de águas subterrâneas”, explica Scorza Júnior.

 

 

Fonte: AgoraMs

+ sobre o tema

Spielberg produzirá filme sobre Martin Luther King

LOS ANGELES - O estúdio DreamWorks, de Steven Spielberg,...

O Cineasta Ash Baron-Cohen procura atriz para atuar com Lenny Kravitz

O Cineasta Ash Baron-Cohen procura atriz para atuar com...

Vilma Reis toma posse como Ouvidora Geral da DPE

“Nas noites em que pacientemente cosemos as redes da...

África se recupera rapidamente da crise econômica global, segundo ONU

Levantamento prevê crescimento de 5% no continente em 2011;...

para lembrar

O racismo, o preconceito e a discriminação em suas formas e exposição

Ainda estudante do ensino médio concomitante em Administração, ouvi...

Gel com retroviral reduz contágio de VIH

Por:Edgar Nascimento com agências "Pela primeira vez, os...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=