Sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma eleita presidente da CUA

A ministra sul-africana do Interior, Nkosazana Dlamini-Zuma, foi domingo eleita presidente da Comissão da União Africana, sucedendo ao gabonês Jean Ping na liderança do órgão-chave da instituição continental, anunciaram fontes da organização.

“Ela obteve 37 (votos), mais três do que o exigido para a maioria”, disse uma fonte da União Africana (UA), citada pela AFP, numa informação entretanto confirmada pelo governo sul-africano.

A mesma fonte, que falou na condição do anonimato, acrescentou que a ministra sul-africana, ex-ministra dos Negócios estrangeiros e ex-esposa do chefe de Estado Jacob Zuma, venceu à quarta volta da votação, em que participaram os chefes de Estado reunidos na cimeira da UA em Adis Abeba.
Após a votação, elementos da delegação da África do Sul sorriam e congratulavam-se mutuamente pelo resultado.

“É bom para a África subsahariana. Nós (naquela região do continente) nunca tivemos este cargo”, disse por seu lado um delegado do Zimbabwe, citado pela AFP.

Dlamini-Zuma, que contava à partida com o apoio dos países-membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), conseguiu somar 37 pontos, o suficiente para derrotar o seu adversário e presidente da comissão desde 01 de Fevereiro de 2008, o gabonês Jean Ping.
A eleição do presidente da comissão, que havia sido adiada em Janeiro deste ano depois de nenhum dos dois candidatos ter conseguido os dois terços necessários na primeira votação, ameaçava tornar-se um factor de divisão e uma ameaça à credibilidade da União Africana se não fosse decidida na cimeira que decorre em Addis Abeba.
A diplomacia sul-africana e o seu presidente, Jacob Zuma, intensificaram esforços, nas últimas semanas, junto das nações e governos africanos no sentido de garantir os votos necessários para a eleição de Dlamini-Zuma.

Nkosazana Dlamini-Zuma é a primeira mulher a ocupar a presidência da Comissão da UA.

Jakkie Cilliers, do Instituto de Estudos de Segurança sedeado na África do Sul, disse à AFP que os votos em Dlamini-Zuma foram aumentando de uma ronda para a outra.

“Ela ficou à frente na primeira ronda e, depois disso, foi sempre aumentando”, disse Cilliers, acrescentando que “os chefes de Estado queriam uma decisão”.

Antes da eleição, Dlamini-Zuma desvalorizou preocupações de alguns analistas, que temiam uma polarização na organização por considerarem que a África do Sul violara a regra não escrita de deixar o cargo para os países mais pequenos.

“Não acredito que o continente fique polarizado”, disse, acrescentando que o vencedor “garantirá que a comissão trabalha com todos os países, votem em quem votarem”.

 

 

Fonte: Mulher Negra

+ sobre o tema

Brasil poderá acabar com ‘pobreza extrema’ em 2016, diz Ipea

Ipea projetou continuidade de ritmo de redução de pobreza...

Emicida, Criolo e Baiana System gravam músicas autorais de Moa do Katendê

Artistas como Baiana System, BNegão, Emicida, Chico César, Rincon...

MOTELX 19: ‘Horror Noire’ é a aula de história que precisamos

A secção Doc de Terror brilhou, inesperadamente, no terceiro dia do MotelX,...

O grande compositor negro do século 16 apagado da história

Mas, na verdade, a história do primeiro compositor negro...

para lembrar

A Frente Negra Brasileira

Há 86 anos, em 16 de setembro de 1931,...

Lázaro Ramos lança livro infantil e diz que quer ajudar crianças a lidarem com os sentimentos

Artista revela novos trabalhos na literatura e no cinema...

Mucane recebe sarau Mulher e Memória: Uma Alusão aos Cadernos Negros

O Museu Capixaba do Negro Verônica daPas (Mucane), no...

Beyoncé é convidada a votar no Oscar

Beyoncé poderá votar no Oscar do ano que vem....
spot_imgspot_img

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...
-+=