Sem a Discussão sobre as Cotas, Como Saberíamos Quem São os Racistas?

por Alex Castro

As cotas raciais para o ensino universitário são uma solução imperfeita e desastrada para resolver as gigantescas disparidades raciais do Brasil. Talvez sejam até mesmo a pior solução de todas – com exceção de todas as outras, naturalmente. (Assim como a democracia é o pior sistema político do mundo, com exceção de todos os outros.)

As disparidades raciais no Brasil podem ser encontradas em todos os setores da sociedade, do número de prisioneiros ao número de mortos por tuberculose, e as cotas raciais tratam somente de uma pequeníssima parte do problema, talvez nem mesmo a mais importante – o ingresso na universidade.

Entretanto, por enquanto, é o melhor que se conseguiu arranjar. Nos lugares onde foram aplicadas, longe de gerar segregação e ódio racial, as cotas promoveram distribuição de renda e ascensão socioeconômica.

(Ser contra as cotas porque elas “podem acirrar o conflito racial” é como contra as leis trabalhistas porque os patrões vão chiar!)

Em um país como o Brasil, onde até mesmo a auto-identificação racial é fluida e problemática, talvez o maior mérito das cotas seja justamente colocar em debate questões nacionais urgentissimas como: reparações para afrodescendentes, nossas enormes disparidades raciais, nosso racismo galopante e invisível.

Talvez o maior mérito das cotas seja justamente não permitir mais que raça seja o elefante na sala que os brasileiros podem se dar ao luxo de fingir que não existe.

Talvez o maior mérito das cotas seja justamente forçar os racistas a saírem do armário, fazer com que tenham que articular todo um discurso racista anti-cotas, explicitar o desconforto que grande parte da elite nacional sente com a perspectiva de os negros ocuparem um novo lugar na sociedade.

Eu comecei História na PUC e, depois, me transferi pra UFRJ noturno. Na PUC, todos meus colegas tinham cara de leite e vinham da zona sul – havia UM aluno negro, bolsista. Na UFRJ, ainda mais no turno da noite, quase todos trabalhavam durante o dia, moravam longe, eram afrodescendentes e pertenciam às classes C e D. O pessoal era politizado, articulado, sindicalizado, conscientizado.

Pra mim, já valeria a pena toda essa discussão sobre cotas só pra saber quais dos meus colegas politizados teriam a cara de pau de puxar uma musiquinha racista quando surgisse o assunto.

A principal função social da liberdade de expressão é: sem ela, como saberíamos quem são os idiotas – e os racistas, e os homófobos, e os reacionários, etc?

Fonte: Libertário

+ sobre o tema

Alunos da Ufes denunciam professor por preconceito dentro da sala de aula

Alunos ficaram indignados com frases contra negros e cotistas...

Clamando por Justiça, mãe de DG afirma: ‘Vou buscar força no mar’

Maratonista e nadadora, Maria de Fátima Silva afirma que...

Duas noções de Justiça para entender a tirinha sobre meritocracia

Na semana passada uma tirinha bombou na internet, por...

para lembrar

Há muito a dialogar sobre programas de inclusão dos negros na economia

O Dia da África nos remete a um dos principais marcadores...

Onda negra desperta reações de quem se beneficia da hegemonia branca

A Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado...

Grammy 2016: O Hip-Hop está na frente de uma luta racial

COMO NOMEADOS E VENCEDORES INFLUENCIARAM O FUTURO DA MÚSICA. Por JOÃO...

Você pode impedir a redução da maioridade penal

Especialistas, organizações nacionais e internacionais, movimentos sociais e igrejas. Todas as pessoas sérias, responsáveis...
spot_imgspot_img

Nem a tragédia está imune ao racismo

Uma das marcas do Brasil já foi cantada de diferentes formas, mas ficou muito conhecida pelo verso de Jorge Ben: "um país tropical, abençoado...

Futuro está em construção no Rio Grande do Sul

Não é demais repetir nem insistir. A tragédia socioclimática que colapsou o Rio Grande do Sul é inédita em intensidade, tamanho, duração. Nunca, de...

Kelly Rowland abre motivo de discussão com segurança em Cannes: ‘Tenho limites’

Kelly Rowland falou à imprensa sobre a discussão que teve com uma segurança no tapete vermelho do Festival de Cannes durante essa semana. A cantora compartilhou seu...
-+=