Peça exalta tradição oral

Com sistemas sociais complexos e uma cultura milenar que transcende o espaço geográfico, o continente africano possui uma historiografia própria, extensa e viva. As relações entre o povo africano contemporâneo e seus ancestrais e divindades dão o tom do espetáculo “O Griot e os Espíritos da Terra – da Era Cantida aos Dias Atuais”, que utiliza técnicas do gênero “teatro documental”. A montagem será apresentada hoje a noite, durante pré-estreia para convidados no teatro do CCBEU, e segue em cartaz até o próximo domingo, 2.

Neste espetáculo, o Grupo Bambarê – Arte e Cultura Negra, da Associação dos Filhos e Amigos do Ile Iya Omi Ase Ofá Kare (Afaia), leva ao palco a saga do povo africano Ngani. “A dramaturgia é pautada por uma linguagem de metáforas – ora poética, ora racional. O espetáculo nos remete à historicidade africana, da idade antiga aos dias atuais”, diz Edson Catendê, diretor da montagem.

Segundo Catendê, a peça surge em forma de conto, com um enredo que se desenrola em três atos: Idade Cantida – os primórdios da criação do universo; Idade das luzes – um breve registro da Idade Moderna; e a Idade dos Chips – a contemporaneidade e a era cibernética com o avanço tecnológico. “Assim, é possível dar vez e voz aos descendentes africanos que até hoje são discriminados, oprimidos, menosprezados e ofuscados pelo discurso do poder”, diz o diretor.

Ele acredita que a montagem pode sensibilizar o expectador para a relação do homem africano com uma energia interior proveniente da “Mãe Terra”, refletida nos conhecimentos doutrinários dos chamados Griots, portadores e precursores da sabedoria milenar de matriz africana, propagada de geração a geração.

PESQUISA

Ele sintetiza a ideia do espetáculo ao afirmar que o grupo faz uma abordagem histórica do cotidiano africano a partir de vestígios antropológicos da tradição oral. “Porém de forma interdisciplinar, lado a lado com as outras ciências, valorizando as relações comerciais, econômicas, políticas e religiosas da cultura africana”, diz. “A intenção é trazer reflexão e assim rever velhos problemas, redimensionar conceitos e elaborar novas estratégias para o enfrentamento da discriminação étnico-racial e religiosa em nosso país, a partir do resgate oportuno de valores éticos e morais, costumes e tradições dos povos africanos, hoje esquecidos”, conta.

A peça é baseada no conto “Os Espíritos da Terra”, de autoria do próprio Edson Catendê, com a colaboração de Jane Patrícia e Mara Jucá, inspirado nos valores civilizatórios africanos. “Esta obra apresenta o Griot como portador de conhecimentos milenares, mantenedores da memória viva do seu povo, que oferta as suas energias paras os novos, e assim faz nascer um novo Griot em cada canto, em cada lugarejo. Pois os Espíritos da Terra nunca morrem”, finaliza.

O espetáculo foi vencedor do II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro Brasileiras, promovido pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Petrobras S/A.

 

 

Fonte: Diário do Pará

+ sobre o tema

Cia. Os Crespos pesquisa levantes negros em “De Brasa e Pólvora”

Espetáculo será apresentado nas ruas de São Paulo de...

Cultura Africana

A cultura africana tem uma principal característica: a diversidade....

para lembrar

5 razões para acompanhar Leci Brandão de perto

A cantora completa neste mês 40 anos de carreira....

Livro “Áfricas Ocultas” gera debate em Luanda

O Centro Cultura Brasil-Angola promoveu um debate em torno...

Zimbabwe comemora hoje 32 anos de independência

Luanda - A República do Zimbabwe comemora hoje, 18...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=