Eleições 2012: representantes da causa negra em Salvador

Neste domingo, 07 de outubro de 2012, milhões de brasileiros foram às ruas para eleger novos representantes para os cargos de prefeito e vereador. O Portal Correio Nagô criou a matéria para dar visibilidade aos políticos ligados à luta do Movimento Negro, que foram eleitos em todo o Brasil.

E convida leitores a construir uma matéria colaborativa, colocando informações sobre estes representantes em sua cidade.  acesse aqui

Segue a lista de Salvador/BA, suprapartidária e ordenada por número de votos:

Tia Eron (PRB) 15.590 votos
Eronildes Vasconcellos Carvalho, a Tia Eron, está no seu terceiro mandato como vereadora de Salvador. Iniciou sua trajetória como educadora infantil, em projetos sociais da Igreja Universal do Reino de Deus. Tia Eron foi eleita pela primeira vez em 2000, depois de oito anos sem a presença de uma mulher na Câmara Municipal de Salvador. Apesar de não ter sido um quadro político dos movimentos negros, Tia Eron vem se aproximando do tema nos últimos anos. Atualmente preside a Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara e criadora do Dia Municipal da Mulher Negra.

 

EdivaldoBritoEdvaldo Brito (PTB) 11.966 votos
Advogado tributarista e professor de Direito da Universidade Federal da Bahia. Único negro a assumir a prefeitura de Salvador, foi indicado pelo governador do Estado, em 1978 (prefeito biônico). Em 2009, foi eleito vice-prefeito da capital, se destacando nas discussões sobre o planejamento do carnaval e na luta pelos direitos das religiões de matriz africana.

 

 

 

 

 

suica 3Suíca (PT) 8.222 votos
Luiz Carlos Suíca é historiador, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza (Simdilimp) e presidente da Fetralimp. Liderança comunitária, em bairros como Pernambués, atua com grupos culturais e associações sociais.

 

 

 

 

GilmarSantiagoGilmar Santiago (PT) 6.637 votos
É técnico em Segurança do Trabalho e, como funcionário da Embasa, participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto (Sindae), do qual foi diretor. Assumiu o primeiro mandato de vereador de Salvador, em 2003. Foi secretário Municipal da Reparação de Salvador, entre 2005 e 2007, e secretário de Governo, entre 2007 e 2008. Em 2009, voltou a ocupar uma cadeira no legislativo da capital.

 

 

MoisesRochaMoisés Rocha (PT) 5.915 votos

Técnico de manutenção da Petrobras há 26 anos, é diretor do Sindicato dos Petroleiros da Bahia. Entre 2001 e 2003 foi diretor e coordenador de comunicação da Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA) e, de 2003 a 2004, foi coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU). Em 2008, conquistou uma vaga no Legislativo Municipal, com uma atuação próxima aos movimentos culturais, em especial, blocos afro e grupos de samba.

SilvioHumberto

Sílvio Humberto (PSB) 4.123 votos

Doutor em Economia, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e auditor da Prefeitura de Salvador. É um dos fundadores do Instituto Cultural Steve Biko, organização criada há 20 anos, pioneira na luta pelo acesso de jovens negros às universidades em todo o Brasil. Será o único vereador a usar dreadlocks, um dos traços da estética cultural afro-baiana raros de se ver na política partidária.

Fonte: Correio Nagô

 

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Crave as unhas

Por Fernanda Pompeu   Sinto vertigem toda vez...

O vendedor de óleo de baleia e o humor com negro

por Antonio Carlos Arruda A semana passada foi marcada...

Pela 1ª vez, todas as chapas de Salvador têm candidatos negros

Por: LUCAS ESTEVES   Salvador (BA) é a...

Pré-sal terá cota nacional de mão de obra

Por: SAMANTHA LIMA   Não bastassem a distância, a profundidade e...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=