Desmond Tutu laureado do Prémio Unesco/Bilbao 2012

O Prémio Unesco/Bilbao para a promoção da cultura dos direitos humanos foi criado em 2008 graças a uma doação da cidade de Bilbao (Espanha) e consiste num cheque de 30 mil dólares americanos, um diploma e um troféu de bronze.

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu foi designado laureado do Prémio Unescp/Bilbao 2012 para a promoção da cultura dos direitos humanos em reconhecimento pela sua contribuição excecional para a instauração duma cultura dos direitos humanos a níveis nacional, regional e internacional, soube a PANA em Paris.

Para esta escolha, o júri internacional chamou a atenção sobre “o papel excecional que o arcebispo Tutu desempenhou na construção da nova África do Sul, democrática e não racial, e a sua contribuição inestimável para a reconstrução nacional enquanto presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação da África do Sul, que se tornou um modelo para outras sociedades que conhecem situações pós-conflito”.

O prémio reconhece o engajamento do arcebispo sul-africano, nomeadamente com e junto dos jovens para promover a não violência e opor-se a qualquer forma de discriminações e de injustiça.

A cerimónia de entrega do prémio, que vai decorrer segunda-feira na sede da UNESCO em Paris na presença da representante do prelado, a sua filha mais nova Thandeka Tutu-Gzashe, será animada pelo coro invisível do Reino Unido, o coro para a paz de Desmond e Leah Tutu, que vai interpretar canções com letras do arcebispo sul-africano.

O Prémio Unesco/Bilbao para a promoção da cultura dos direitos humanos foi criado em 2008 graças a uma doação da cidade de Bilbao (Espanha) e consiste num cheque de 30 mil dólares americanos, um diploma e um troféu de bronze,segundo informou a Panapress.

Ele recompensa as contribuições excecionais de organizações ou de indivíduos para a causa dos direitos humanos pela educação e pela pesquisa e visa igualmente sensibilizar sobre a questão dos direitos humanos, nomeadamente entre os responsáveis e o público.

Fonte: Africa 21

+ sobre o tema

Barbie cria boneca Frida Kahlo e de mais 2 mulheres que fizeram história: veja as fotos!

Há mais de 50 anos, as bonecas Barbie fazem parte da...

A modelo caribenha Mala Bryan lança bonecas negras com cabelos crespos

"Depois de procurar bonecas negras bonitas e não encontrar,...

Presidente Obama recebe jovens líderes representantes de países africanos

Presidente Obama recebe jovens líderes representantes de países africanos  

Hoje na História, 15 de janeiro de 1929, nascia Martin Luther King

Hoje na História: 15 de janeiro de 1929, nascia...

para lembrar

Direto da Conferência Mundial das Humanidades, na Bélgica

Direto da Bélgica, a Delegação de intelectuais afro-brasileiros, convidados...

África do Sul abre a Copa com música e campanha por educação

Por: Zé Gonzalez   Em três horas de show,...

Exposição de arte contemporânea denuncia ausência de corpos negros na sociedade

A mostra que reúne trabalhos de dez artistas negros...

Embalada por Beyoncé, Rosângela Santos vence 100m rasos e dança

Por Lydia Gismondi Depois de pensar em desistir do atletismo,...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...
-+=