Dilma vai à festa de natal de catadores e população de rua

A presidente Dilma Rousseff esteve na manhã desta sexta-feira (21) em São Paulo onde participou da festa de Natal das cooperativas de catadores de material reciclado e população em situação de rua e ouviu críticas e reclamações dos participantes do evento.

Essa é a segunda fez que Dilma participa da festa. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença na comemoração durante seus oito anos de mandato.

Durante o evento, a presidente assistiu a um desfile de moda organizado pelos catadores de material reciclável. As roupas apresentadas eram todas confecionadas apenas com material encontrado nas ruas.

Enquanto os modelos desfilavan, Dilma trocava impressões com a ministra da Cultura, Marta Suplicy

A presidente também assistiu a um Auto de Natal encenado pelo grupo de teatro do Movimento Nacional da População em Situação de Rua.

A presidente disse que o governo pretende criar cursos de capacitação para que os gestores públicos tratem “com maior grau de humanidade” essas pessoas e prometeu ampliar o repasse de recursos para que os municípios melhorem o atendimento à população de rua.

Dilma disse que o governo pretende criar cursos de capacitação para que os gestores públicos tratem “com maior grau de humanidade” essas pessoas e prometeu ampliar o repasse de recursos para que os municípios melhorem o atendimento à população de rua.

Enquanto discursava, Dilma teve de encarar alguns protestos de pessoas que pediam melhores condições de moradia.

O representante do Movimento Nacional dos Catadores, Eduardo Ferreira, reclamou do modelo de parceria público-privada que o governo quer instituir no setor.

Em sua fala, Dilma defendeu as ações de seu governo no que tange as necessidades dos catadores: “Só no ano passado investimos R$ 240 mi em ações de estímulo à organização e ao fortalecimento de cooperativas e associações de catadores”.

{gallery}1dez12/dilma{/gallery}

Foto: Daia Oliver/R7

 

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Lula é escolhido personagem do ano pelo El País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido...

Análise: Obama sai combativo da crise da dívida

O presidente americano, Barack Obama, saiu mais agressivo e...

3ª Marcha Incomode marca luta contra genocídio da juventude negra na Bahia

Chamar a atenção da população para as violências perpetradas...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=