ACM Neto quer sistema de cotas raciais para servidores

O novo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou hoje que vai adotar um sistema de cotas raciais no serviço público municipal.

Um grupo de trabalho vai elaborar os detalhes do programa, que deve definir a parcela de negros que deverão ser contratados pela administração da cidade.

A medida foi anunciada ontem, quando o prefeito assinou o decreto que cria o grupo de trabalho.

“É comum ouvir que Salvador é a cidade mais negra fora da África, mas não é comum nós cultuarmos e enaltecermos a luta e a riqueza cultural dos nossos ancestrais. O objetivo deste trabalho em conjunto é abrir portas e quebras paradigmas. O primeiro deles é a criação de cotas para ocupação de funções públicas em Salvador”, afirmou o prefeito, de acordo com nota divulgada pela assessoria da Prefeitura de Salvador.

A capital baiana é a que tem o maior número de negros do país, com 743,7 mil pessoas que se declaram afrodescendentes, segundo dado baseado no Censo 2010.

Eleições

Durante a campanha eleitoral do ano passado, o tema cotas raciais foi explorado em exaustão pela campanha do petista Nelson Pelegrino, adversário de ACM Neto na disputa.

A propaganda eleitoral petista exibia notícias sobre a ação do DEM, partido de ACM Neto, que questionou a reserva de vagas para negros na UnB (Universidade de Brasília). O STF (Supremo Tribunal Federal), porém, rejeitou o pedido do partido no ano passado e declarou o sistema de cotas constitucional.

“A despeito de o DEM ter entrado com aquele processo, sempre fui favorável às cotas, tanto que a Universidade do Estado da Bahia foi pioneira no país, no governo de Paulo Souto [DEM], em 2003”, disse ACM Neto à época.

Fonte: Jornal da Cidade

+ sobre o tema

Lucas Penteado do BBB, a vítima que disse NÃO às inúmeras violências

Hoje, o assunto mais comentado nos lares e nas...

Polícia pede Fitas de atos racistas

Fonte: Jornal Negritude - Polícia pede fitas de atos racistas....

Criança esperança é estar vivo

Não queria ter que escrever esta coluna: falar sobre...

NBC termina programa de Megyn Kelly, acusada de racismo

Tinha chegado à NBC há um ano, vinda da...

para lembrar

“Mate o Mc DaLeste”: O perigo da intolerância cultural

Game permite assassinar o funkeiro. “Comemorar a morte de...

A violência gratuita de cada dia

  Daniel Moura, Dois dias antes da morte...

Racismo à brasileira e os Black Faces do Século XXI

Na semana do 13 de maio também acompanhamos um...

Elisa Larkin Nascimento: “Grande parte dos retrocessos tem uma dimensão racista”

Há cerca de duas semanas, a norte-americana Elisa Larkin...
spot_imgspot_img

Maurício Pestana: escola de negros e o Terceiro Vagão

Em vários artigos já escritos por mim aqui, tenho apontado como o racismo no Brasil utiliza a via da questão econômica e educacional para...

Tragédia no RS apaga pessoas negras e escancara racismo ambiental

No início dos anos 2000, viajei a Mato Grosso do Sul para participar de um evento universitário. Lembro que na época eu causei espanto...

Racismo em escolas de Niterói: após reunião com mãe de dois adolescentes vítimas de insultos, deputada vai oficiar MP, polícia e prefeitura

Após uma reunião com Renata Motta Valadares, mãe de dois adolescentes de Niterói que foram vítimas de racismo em duas diferentes escolas particulares, a deputada estadual...
-+=