MPF denuncia três por racismo na internet

O Ministério Público Federal (MPF) em Jales denunciou três pessoas por crime de racismo praticado na internet. De acordo com o procurador da República Thiago Lacerda Nobre, autor da denúncia protocolada na última quarta-feira (dia 8), o turismólogo A.L.N., o vendedor E.A.C. E. e o pintor da veículos W.A.M. criaram e publicaram mensagens em comunidades racistas na rede social Orkut, em 2007.

O acusado A.L.N., de Santa Fé do Sul, região de Rio Preto, foi denunciado por criar duas comunidades na internet com conteúdo racista e que incitavam a discriminação racial. De acordo com o MPF, duas comunidades criadas pelo denunciado no Orkut tinham ideais nazistas, entre elas o grupo “Juventude Hitleriana”.

Já o denunciado W.A.M., do Rio de Janeiro, confirmou ser o responsável por uma postagem na rede social, que em seu conteúdo tinha mensagem discriminatória. Ele também se manifestou no Orkut com declarações concordando com a discriminação racial. O terceiro denunciado reside em São Paulo. E.A.C. também assumiu a responsabilidade por uma postagem racista.

A criação das comunidades e as autorias das postagens no Orkut começaram a ser apuradas ainda em 2007, por meio de um inquérito comandado pela Polícia Federal, que chegou aos autores das comunidades e das postagens racistas. De acordo com a denúncia encaminhada à Justiça Federal pelo procurador da República, os três acusados “de forma consciente, livre e voluntária” praticaram crimes previstos na Lei de Combate ao Racismo (Lei Federal 7.716/89).

Punição

O texto da lei estabelece que é crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A lei prevê pena de reclusão dos envolvidos de dois a cinco anos, além do pagamento de multa se a infração for cometida com a ajuda de meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza, como no caso em questão. De acordo com a Constituição Federal, o crime de racismo não prescreve, além de ser inafiançável.

Por: Jocelito Paganelli

combate-ao-racismo

 

Fonte: Diário Web

+ sobre o tema

“Racistas precisam morrer”, diz Oprah em entrevista a BBC

Uma das mulheres mais influentes do mundo segundo a...

Atacante é vítima de racismo na Alemanha

Cerca de 300 torcedores apareceram nos treinamentos do Kaiserslautern...

RJ: Apenas 244 processos de racismo chegaram ao fim em 30 anos

Na média, os números apontam que foram julgado oito...

para lembrar

Itália ameaça parar os jogos se Balotelli for alvo de racismo

Se o avançado Mario Balotelli for alvo de...

Especialistas debatem desmilitarização da Polícia Militar

Após a denúncia de que um manifestante teria...

Professora pede para criança de 4 anos prender ou alisar o cabelo

Educadora disse que "as crianças não estavam se adaptando"...

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...
spot_imgspot_img

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....

Mãe não é tudo igual

- Coloca um casaco, meu filho! - Na volta a gente compra, filha. É bem provável que muitos de nós já tenhamos ouvido alguns desses bordões...

Carta aos negacionistas: comprem um seguro de vida

Senhores negacionistas, Coube à nossa geração viver uma encruzilhada existencial: ou mudamos a forma de nos relacionar e habitar o planeta, ou simplesmente esse planeta...
-+=