MPF denuncia três por racismo na internet

O Ministério Público Federal (MPF) em Jales denunciou três pessoas por crime de racismo praticado na internet. De acordo com o procurador da República Thiago Lacerda Nobre, autor da denúncia protocolada na última quarta-feira (dia 8), o turismólogo A.L.N., o vendedor E.A.C. E. e o pintor da veículos W.A.M. criaram e publicaram mensagens em comunidades racistas na rede social Orkut, em 2007.

O acusado A.L.N., de Santa Fé do Sul, região de Rio Preto, foi denunciado por criar duas comunidades na internet com conteúdo racista e que incitavam a discriminação racial. De acordo com o MPF, duas comunidades criadas pelo denunciado no Orkut tinham ideais nazistas, entre elas o grupo “Juventude Hitleriana”.

Já o denunciado W.A.M., do Rio de Janeiro, confirmou ser o responsável por uma postagem na rede social, que em seu conteúdo tinha mensagem discriminatória. Ele também se manifestou no Orkut com declarações concordando com a discriminação racial. O terceiro denunciado reside em São Paulo. E.A.C. também assumiu a responsabilidade por uma postagem racista.

A criação das comunidades e as autorias das postagens no Orkut começaram a ser apuradas ainda em 2007, por meio de um inquérito comandado pela Polícia Federal, que chegou aos autores das comunidades e das postagens racistas. De acordo com a denúncia encaminhada à Justiça Federal pelo procurador da República, os três acusados “de forma consciente, livre e voluntária” praticaram crimes previstos na Lei de Combate ao Racismo (Lei Federal 7.716/89).

Punição

O texto da lei estabelece que é crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A lei prevê pena de reclusão dos envolvidos de dois a cinco anos, além do pagamento de multa se a infração for cometida com a ajuda de meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza, como no caso em questão. De acordo com a Constituição Federal, o crime de racismo não prescreve, além de ser inafiançável.

Por: Jocelito Paganelli

combate-ao-racismo

 

Fonte: Diário Web

+ sobre o tema

Com medo da maré levar meus filhos: a vida das mulheres das palafitas de Santos

Em casas sob as águas, equilibradas sobre plataformas, moram...

Carta em defesa de políticas públicas de promoção do respeito religioso

Carta das Religiões Afro-Brasileiras, autoridades religiosas, intelectuais e acadêmicos...

Aprovada multa de até R$ 37 mil por racismo, homofobia ou transfobia no Ceará

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa...

para lembrar

Cereales y racismo

Su expresión casi adulta de seriedad, con el...

O apartheid não escrito na sociedade brasileira

Além de remeter à escravidão, episódio de tortura de...

Artigo – Campanha de Enfrentamento do Racismo no Brasil

Campanha de enfrentamento do Racismo no Brasil por Manoel Messias...

Movimentos negros do Estado dizem que racismo ainda existe na sociedade

Por: Paula Vitorino   A exemplo do caso...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=