Teddy Riner multicampeão francês de judô acusa badalado bar de Paris de racismo

 

O pentacampeão mundial e campeão olímpico de judô Teddy Riner fez um desabafo inflamado neste final de semana por meio de uma rede social e acusou o Buddha Bar, de Paris, de racismo. Em depoimento pelo Facebook, o multimedalhista relatou um incidente ocorrido na última sexta-feira durante uma apresentação de um grupo brasileiro no restaurante, que também funciona como danceteria, e afirmou que ele e o irmão foram mal tratados por serem negros.

Segundo Rinner, em determinado momento da apresentação de dança brasileira, diversas pessoas da plateia se levantaram e se aproximaram das escadas do palco para tirar fotos do grupo. Entretanto, ainda de acordo com o texto do judoca, apenas ele e o irmão foram abordados por uma garçonete.

“Uma garçonete encostou no meu irmão e pediu a ele que mostrasse seu cartão de débito ou algum documento de identidade. Meu irmão disse que nós só estávamos assistindo ao show, mas ela insistiu em pedir o cartão”, descreveu Rinner. “Ela pediu também o meu cartão e me pegou pelo braço”.

“Por que as outras pessoas que também estavam nas escadas não tiveram o mesmo tratamento? A saber (eles eram brancos)”, completou o judoca, insinuando que o ato da funcionária teria sido movido por racismo. “Nós pagamos o que consumimos… 2 entradas e 2 bebidas e saímos sem fazer alarde”.

Em outro comentário pelo Facebook, Rinner insistiu nas acusações e foi ainda mais enfático. “Mensagem muito importante: jamais vá ao Buddha Bar se você for de cor negra”, escreveu o atleta, em letras maiúsculas.

Teddy Riner France Judo

Apesar de ter apenas 24 anos, Teddy Riner é um dos esportistas mais premiados e famosos da França e tem os apelidos de Urso Teddy e Grande Teddy, em razão de seus 2,04 m e mais de 130 kg. Em entrevista no ano passado, o judoca demonstrou todo o seu amor pelo Brasil, onde conquistou seu primeiro título mundial em 2007, e se disse ansioso para voltar ao país e até tentar sambar durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

 

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

O sonho do meu pai não se realizou, diz filho de Martin Luther King

No seu famoso discurso "Eu tenho um sonho", proclamado...

Festa em Belém celebra dia do hip hop e mês da cultura negra

Coletivos de DJs, grafiteiros e b.boys se reúnem nesta...

80 anos de Marvin Gaye é marcado por álbum de inéditas

Há 8 décadas nascia uma das maiores vozes da...

Hoje na História, dia 5 de dezembro morre Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade racial

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu aos 95...

para lembrar

História do Reggae – Parte 3 – Reggae Roots

Considerado por muitos como a era de ouro da...

O Coletivo Sankofa traz inovações a cada Cine Negro!

Agora partiremos de uma perspectiva local de resistência negra...

Taís Araújo viverá a cientista Joana D’Arc Félix nos cinemas

Taís Araújo já sabe qual será o seu próximo...

A história de Cassiano, o gênio esquecido e ícone da música negra brasileira

Cassiano tem seu nome marcado na história da música,...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=