Prazo para prêmio Jornalista Abdias Nascimento vai até dia 31

Enviado por / FonteDo Vermelho

O 3º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento recebe até 31 de julho inscrições de reportagens e imagens jornalísticas que contribuam para a compreensão das desigualdades raciais, do racismo contemporâneo e que estimulem o combate e a eliminação do preconceito e da discriminação racial no Brasil.

Com o slogan “Jornalismo que busca a igualdade merece fazer a diferença”, o Prêmio distribuirá R$ 35 mil em prêmios para as categorias Mídia Impressa (jornal/revista), Televisão, Rádio, Mídia Alternativa / Comunitária, Internet e Fotografia, além da Categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros.

Para concorrer, as reportagens e fotografias devem ter sido publicadas/veiculadas entre 1º de agosto de 2012 e 31 de julho de 2013 e estar de acordo com o Regulamento. A inscrição, de até três trabalhos por categoria, deve ser feita www.premioabdiasnascimento.org.br. O mesmo trabalho pode ser inscrito também na categoria especial de gênero, o que dá a chance de ganhar R$ 10 mil.

Serão aceitas reportagens sobre os seguintes temas: mercado de trabalho, racismo no esporte, saúde e população negra, juventude negra, ações afirmativas, mulheres negras, populações tradicionais e intolerância religiosa, por exemplo. Mais sugestões estão disponíveis no site. Lá podem ser encontradas também informações sobre quem foi Abdias Nascimento e sobre a questão racial na mídia brasileira.

O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e homenageia o ex-senador, intelectual e jornalista Abdias Nascimento, símbolo da luta contra o racismo no país. Conta com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e das Cojiras do DF, SP, AL, PB, BA e do Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros (do Rio Grande do Sul).

Informações pelo telefone (21) 3906-2450 ou pelo email [email protected]. Realização Cojira-Rio /SJPMRJ, patrocínio Ford Foundation, Fundo Baobá e Oi; parceria: Fenaj, Ipeafro, UNIC-Rio, Cultne e Sated e apoio da W. K. Kellogg Foundation, Fundação Palmares e ANPR.

 

+ sobre o tema

Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura transforma UnB

Brasília – Por uma semana, a Universidade de...

Filha mais nova de Mike Tyson morre após acidente doméstico nos EUA

A filha mais nova de Mike Tayson, ex-boxeador americano,...

para lembrar

A vez da literatura produzida por negros e pobres

A escritora Carolina Maria de Jesus se tornou leitura...

VERBO – Performance Art Festival

European Launch of book and Talk open to the...

‘Feito na raça’, diz Lázaro Ramos sobre filme do Bando de Teatro Olodum

Ator e diretor baiano convidou todo mundo a assistir...
spot_imgspot_img

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=