Caso Amarildo: Direitos Humanos contesta relatório da polícia

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ), entregou à chefe da Polícia Civil, Martha Rocha, pedido de esclarecimentos sobre o relatório do ex-delegado adjunto da 15ª Delegacia de Polícia (Gávea) Ruchester Marreiros, a respeito do desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza.

Segundo o deputado, há um “abismo” entre o documento e a transcrição das gravações que o deputado incluiu no relatório. “O conteúdo não é só diferente, é antagônico. O nome dos traficantes não aparece e sim o nome do policial que fez a prisão do Amarildo. Há um abismo entre o que o delegado diz que tem em uma determinada escuta e o que a transcrição oficial, que consta nos autos, tem como conteúdo”, explicou o deputado.

De acordo com o deputado, a gravação em que o delegado afirma ser mencionado o termo “boi”, por traficantes, associado por Marreiros a Amarildo, não tem esse conteúdo na transcrição oficial, que também está anexada à investigação. Em vez disso, segundo o deputado, na gravação não consta o nome dos traficantes, mas o do policial Vidal, que é chamado de Vital, como alguém que poderia explicar o sumiço de Amarildo. De acordo com Freixo, a chefe de polícia prometeu investigar para dar um retorno o mais rápido possível.

Freixo comentou o trajeto do carro da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, que transportou Amarildo. O trajeto foi obtido por meio do GPS do rádio, que registrou a passagem do veículo pelo centro e pela zona portuária, por quatro batalhões e pelo Hospital Central da Polícia Militar.

“O GPS mostra algo muito preocupante. O trajeto feito por aquele carro não é normal, ainda mais em uma noite como aquela. Tem que ser explicado”, disse o deputado, que entende ser a falta de respostas o pior cenário para as UPPs: “O pior não é se chegar à conclusão de que houve um problema com a polícia, o pior é termos cada vez mais perguntas e as respostas não chegarem nunca”, disse o deputado.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou, por meio de nota, que os dados do GPS do rádio foram anexados ao inquérito e que sua obtenção foi demorada por ter sido feita de forma manual. De acordo com a secretaria, o georreferenciamento é uma função secundária dos rádios, à qual se teve que recorrer porque o GPS principal instalado na viatura estava quebrado.

O presidente da comissão foi também ao Ministério Público Estadual entregar o ofício em mãos ao procurador-geral Marfan Vieira. Caberá ao promotor Homero das Neves analisar o documento.

Fonte: Vermelho 

+ sobre o tema

Para Professores: Concurso 2009 Prefeitura São Paulo Educadores

Depois de um logo tempo sem concurso público a...

Corregedoria prende oito PMs para investigar morte de homem em SP

Corporação anunciou instauração de inquérito nesta quinta-feira.Homem foi encontrado...

Toni Bernardo Silva – Direitos Humanos discute assassinato de ex-aluno da UFMT

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo a...

para lembrar

Direitos humanos e a atividade policial

Por Direitos Humanos ou direitos do homem devemos entender...

Jornal Nacional ou Jornal Eleitoral? Por Urariano Mota

Eu já havia notado que o Jornal Nacional reflete...

Organização “Human Rights Watch” tem várias vagas de trabalho

Human Rights Watch é uma organização de direitos humanos,...

“Existem brasileiros que nunca tiveram acesso a um médico”, diz médico formado em Cuba

José Coutinho Júnior, Para Augusto César, a resistência aos programas...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=