Milton Nascimento: “Quando vou compor, não gosto de silêncio”

 

Com DVD e CD ao vivo, cantor faz uma retrospectiva dos 50 anos de carreira; leia entrevista

Disposto a relembrar trechos de seus 50 anos de carreira, ainda que não goste muito “desse negócio de idade”, o cantor Milton Nascimento, 70, conversou sobre o repertório do lançamento “Milton Nascimento – Uma Travessia”, que chega em formato de DVD e CD duplo.

A gravação ao vivo faz um apanhado das 23 músicas mais simbólicas do cantor e compositor carioca criado em Três Pontas, sul de Minas Gerais, conhecido pelo disco “Clube da Esquina” e músicas como “Coração de Estudante”, “Maria, Maria” e “Canção da América”. “Quando vou compor, tenho uma maneira diferente dos meus amigos compositores. Não gosto de ficar sozinho, não gosto de silêncio”, disse ao iG .

Até que “Uma Travessia” fosse gravado, Milton e sua banda fizeram shows em mais de 100 cidades, em processo que durou quase dois anos, até fechar o repertório em 23 canções. O segredo para manter a inspiração saiu do contato com diversas pessoas. “Em época de férias, o pessoal vem e fica aquela bagunça lá em casa. Começo a compor, alguns vêm me ajudar, mas não tem uma coisa muito especial, quer dizer, tem, né.”

O músico e pianista Wagner Tiso, amigo e parceiro musical mais antigo, participa em “Coração de Estudante”, “Vera Cruz” e “Nos Bailes da Vida”. Foi com Wagner que Milton começou a carreira artística, nos anos 1960.

Clube da Esquina

 

Milton Nascimento:

 

Em 2013, comemora-se também os 40 anos do disco “Clube da Esquina”, que revelou o músico Lô Borges, convidado especial da gravação de “Milton Nascimento – Uma Travessia”. Lô canta com Milton as faixas “Nada Será Como Antes”, “Clube da Esquina 2” e “Para Lennon e McCartney”. Sozinho, Lô interpreta “O Trem Azul”, “Nuvem Cigana” e “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, assim como fez no disco de 1972.

“É uma dificuldade provar para todo mundo que não existe um clube, é um problema. Vem gente do mundo inteiro para conhecer o ‘clube’ que não existe”, diz, aos risos, relembrando a falta de confiança que a gravadora tinha no disco que, com o tempo, passou a ser valorizado. “(Na época) a crítica caiu de porrada, mas não estávamos nem aí, só queríamos tocar.”

“Canção da América”

Milton Nascimento registra em “Uma Travessia” músicas que não estavam mais no repertório como a emblemática “Morro Velho”, de seu primeiro disco “Travessia”, lançado há 46 anos, cuja faixa-título fecha o DVD.

Músicas simbólicas como “Coração de Estudante” e “Canção da América” estão no repertório revisitado. “Eu nunca pensei que (“Canção da América”) fosse virar aquilo tudo. Um amigo vem visitar, toca a música, um amigo vai embora, toca a música, para receber diploma, para casar, tudo é ‘Canção da América'”, relembra com bom humor sobre a música lançada em 1980.

Fonte: Último Segundo

+ sobre o tema

Contra a ditadura da chapinha, modelos aderem ao cabelo afro

Contra a ditadura da chapinha, modelos aderem ao cabelo...

Funeral de Whitney Houston reúne família e astros

Grandes nomes do mundo do entretenimento cantaram e acompanharam...

Visões do Império: racismo e colonialismo em português

O aparecimento da fotografia em pleno colonialismo, quando já...

para lembrar

Quilombos paulistas vão virar rota turística

Circuito oferece 65 atrações nos quilombos de André Lopes,...

Quem são os caubóis negros esquecidos por Hollywood?

Por: Sarfraz Manzoor O filme de Quentin Taratino...

Agudás, Almeida e cultura: por que o Benim é o Brasil na Copa Africana

Pequeno país africano eliminou Marrocos e está nas quartas...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=