Fifa dá aval para árbitro encerrar jogo após racismo

Os árbitros terão aval para encerrar uma partida de futebol quando houver atos de racismo em qualquer campeonato em todo o mundo.

Por: LEANDRO COLON

É o que a Fifa pretende orientar a partir de amanhã, quando termina o encontro do Comitê Executivo, órgão máximo da entidade, em Zurique.

Já está desde ontem com o comitê a minuta a ser votada criando medidas que devem ser tomadas a partir de agora. A Folha teve acesso ao documento, que menciona a aplicação das regras em “âmbito mundial”, ou seja, incluindo o Brasil.

Ao identificar um ato de racismo no estádio, ou ser informado dele, o árbitro deve parar o jogo imediatamente. Se a situação permanecer, os jogadores terão de ir para os vestiários e aguardar por, no máximo, 10 minutos. Caso a manifestação continue, o juiz então terá de cancelar o jogo.

A expectativa é que o comitê aprove por unanimidade a medida, alinhando-a a uma resolução divulgada em maio, no congresso anual da Fifa, que prevê uma série de punições a federações, clubes e torcedores envolvidos com atos de racismo.

Agora, a Fifa quer criar condutas a serem seguidas pelos árbitros para o prosseguimento ou não da partida. O locutor do estádio poderá ser acionado para ajudar, se necessário.

Ainda não havia uma recomendação única. A minuta entregue ao Comitê Executivo menciona o modelo adotado há quatro anos pela Uefa (órgão que dirige o futebol europeu), bem parecido com o que deve ser aprovado agora.

Presente ontem na sede da Fifa, o presidente da Uefa, o ex-jogador francês Michel Platini, disse à Folha que o modelo europeu é um exemplo adequado para ser copiado pelos demais continentes.

“Eu acho que é um bom caminho às vezes ter de interromper definitivamente o jogo”, afirmou. Segundo ele, cabe às entidades definir, em cada caso, o que acontece se o jogo for encerrado.

A Fifa vem intensificando a campanha pelo fim do racismo no futebol. A Copa das Confederações no Brasil foi palco de manifestação dos capitães, que leram em campo textos contra a discriminação.

 

Fonte: Folha de S.Paulo 

+ sobre o tema

Policial que matou George Floyd é condenado a mais de 20 anos de prisão em corte federal

O ex-policial branco Derek Chauvin foi condenado pela Justiça federal dos Estados...

Universidade que investiga ‘blackface’ em gincana já teve alunos com fantasias ligadas a grupo extremista

Estudantes do campus da Unesp de Botucatu (SP) estão assustados após...

Extermínio de jovens negros preocupa autoridades brasileiras

Brasília – A violência contra a juventude negra foi...

para lembrar

Presidente de time da NBA não quer negros assistindo sua equipe no ginásio

Donald Sterling, do Los Angeles Clippers, se envolve em...

Jaden Smith, filho de Will Smith, usa vestidos e diz: não são ‘roupas de menina’, são ROUPAS

Jaden Smith, ator e músico filho de Will Smith, compra e...

Três PMs envolvidos no caso Amarildo se entregam

Os três policiais militares do Rio que tiveram...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=