Ministério da Justiça instaura processo contra publicidade “racista e sexista” da cerveja Devassa

O Ministério da Justiça instaurou um processo administrativo para apurar uma suposta publicidade de caráter racista e sexista da cerveja Devassa, fabricada pela Empresa Brasil Kirin (Schincariol). Caso seja punida, a empresa terá de pagar uma multa de R$ 6 milhões.
A denúncia foi feita devido ao slogan utilizado para apresentar a Devassa Tropical Dark, cerveja preta do tipo dark ale: “É pelo corpo que se conhece a verdadeira negra”.
Além da frase considerada ofensiva por organizações feministas e ligadas ao movimento negro, há a imagem de uma mulher negra hiperssexualizada. A denúncia foi feita pelo Procon do Espírito Santo ao DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor).
Segundo o departamento, por equiparar o corpo feminino ao consumo, a peça publicitária pode ser classificada abusiva. Para entrar com o processo, a pasta federal consultou diversos órgãos como a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Federal de Psicologia.
Para o diretor do DPDC, Amaury Oliva, é direito básico do consumidor a proteção contra a publicidade abusiva. “Na sociedade de consumo, a publicidade é um indicativo do padrão ético adotado pelas empresas para a oferta de produtos e serviços. Não se pode admitir que para vender um produto, sejam utilizadas mensagens discriminatórias, que reforçam estereótipos de gênero e étnico-raciais e contribuem para aprofundar desigualdades”.
Fonte: Jornal GGN

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