Ministério da Justiça instaura processo contra publicidade “racista e sexista” da cerveja Devassa

O Ministério da Justiça instaurou um processo administrativo para apurar uma suposta publicidade de caráter racista e sexista da cerveja Devassa, fabricada pela Empresa Brasil Kirin (Schincariol). Caso seja punida, a empresa terá de pagar uma multa de R$ 6 milhões.
A denúncia foi feita devido ao slogan utilizado para apresentar a Devassa Tropical Dark, cerveja preta do tipo dark ale: “É pelo corpo que se conhece a verdadeira negra”.
Além da frase considerada ofensiva por organizações feministas e ligadas ao movimento negro, há a imagem de uma mulher negra hiperssexualizada. A denúncia foi feita pelo Procon do Espírito Santo ao DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor).
Segundo o departamento, por equiparar o corpo feminino ao consumo, a peça publicitária pode ser classificada abusiva. Para entrar com o processo, a pasta federal consultou diversos órgãos como a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Federal de Psicologia.
Para o diretor do DPDC, Amaury Oliva, é direito básico do consumidor a proteção contra a publicidade abusiva. “Na sociedade de consumo, a publicidade é um indicativo do padrão ético adotado pelas empresas para a oferta de produtos e serviços. Não se pode admitir que para vender um produto, sejam utilizadas mensagens discriminatórias, que reforçam estereótipos de gênero e étnico-raciais e contribuem para aprofundar desigualdades”.
Fonte: Jornal GGN

+ sobre o tema

Projeto obriga médicos formados com recursos públicos a exercício social da profissão

Médicos formados por meio de custeio com recursos públicos,...

Lideranças de matriz africana divulgam texto orientador em plenária da III CONAPIR

Produzido coletivamente, o texto foi lido por Makota Valdina...

Festival sobre a mulher negra da África, América Latina e Caribe começa hoje em Brasília

Brasília – Mesclando debates sobre políticas públicas, literatura,...

para lembrar

spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=