Onde está Jonathan Makeba? Altair Maia

Jonathan Makeba é um personagem real.

Ele é resultado da composição de homens e mulheres do bem, nascidos na África e que lutam ou que lutaram pelo desenvolvimento dos países do continente, aos quais tive o prazer de conhecer.

O século XX – o século da independência africana – viu surgir novas lideranças políticas, nos mais diversos pontos do continente. Às vezes em países minúsculos como a Guine Bissau, outras vezes em países gigantescos como o Congo, Moçambique ou a África do Sul.

e-Book: Onde está Jonathan Makeba

A liderança de Jonathan Makeba, na pobre e miserável região fronteiriça entre o Burkina Faso e o Níger, vem carregada de princípios éticos e embasada em sólidos conceitos econômicos que buscam a inserção de toda a região do Sahel na economia globalizada.

Da mesma forma “o lado do mau”, personificado nos diretores da Burkina Société Minière, também é real. Alias esse lado é, certamente, em muito maior numero. Se nessas andanças africanas conheci dez pessoas do bem, conheci pelo menos o dobro do mau, tanto na África quanto fora dela.

As situações de intriga, às vezes de perigo e de corrupção, também são reais. Nomes, cargos, locais etc., foram trocados ou alterados em função de se preservar a identidade dos atores em cada situação.

Também é real o pensamento do autor sobre as alternativas econômicas para o desenvolvimento da África, que permeiam todo esse livro. São ideias apresentadas em artigos, livros e palestras do autor em diversos foros, instituições e universidades. Por último, e para encerrar essa introdução, o Continente Africano também é real; com seu atraso; suas riquezas; suas mazelas; sua história e seu povo sofrido; esse sim é mais real e concreto que nunca. E os Baobás, testemunhas vivas da história.

Para comprar o LIvro basta acessar o site.: www.jonathan-makeba.com.br

Altair Maia

O autor.

+ sobre o tema

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para Amplifica Cine com aporte financeiro de R$42.500

A segunda edição do Amplifica Cine, uma iniciativa da...

Lionel Richie diz que tocará por mais de duas horas no Rio

No o outro lado da linha, Lionel Richie, bem-humorado,...

Discurso de Posse

Meus caros concidadãos Estou aqui hoje humildemente diante da tarefa...

para lembrar

Erykah Badu canta um repertório sofisticado em apresentação em SP

Mais de uma década após sua primeira visita ao...

A poesia que o Brasil não (re)conhece

Pesquisadora resgata importância da obra de Carolina de Jesus, a"poeta da favela". Por Nina Fideles Do Caros Amigos Carolina Maria de Jesus tinha...

Elza Soares, Maiara e Maraisa, Karol Conká e outras cantoras gravam manifesto feminista

A luta feminista foi amplificada por um time de peso. Elza Soares,...

Bahia: Sintese das ações da Sepromi em 2009

Por: Luiza Barros Este Relatório das ações desenvolvidas...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=