Erykah Badu canta um repertório sofisticado em apresentação em SP

Mais de uma década após sua primeira visita ao país, a texana de 39 anos Erykah Badu voltou ao Brasil neste final de semana trazendo apenas uma coisa na bagagem: sua música. Sem precisar se apoiar em imagens de telões, cortinas especiais ou elementos pirotécnicos e em pouco mais de duas horas da noite deste domingo (29) no Credicard Hall, em São Paulo, a cantora mostrou através de suas composições a confiança de quem já tem cinco grandes álbuns e um prêmio Grammy no currículo.

 

erykah-badu-credicard-hall2

A apresentação começou por volta das 20h30, quando apenas seu DJ apareceu no palco para discotecar hits do hip hop da década de 90. Pouco antes das 21h, o restante da banda surgiu para tocar uma versão instrumental de “Amerykah Promise” e emendar com “20 Feet Tall”, faixa que viu Badu subir ao palco debaixo de muitos aplausos e música de abertura de seu trabalho mais recente.

Lançado em março deste ano, “New Amerykah Part Two (Return of the Ankh)” é o tema da turnê “Out My Mind, Just In Time” e, portanto, seis de suas canções foram executadas em São Paulo: “Window Seat”, “Gone Baby, Don’t Be Long”, “Umm Hmm”, “Love” –quando homenageou o rapper J Dilla– e “Out My Mind, Just In Time”, além da já citada “20 Feet Tall”. A cantora, entretanto, não se esqueceu de passar a limpo seus quase 15 anos de carreira. Estiveram presentes as excelentes “On & On” e “Otherside of the Game”, de “Baduizm” (1997), “…& On” e “Bag Lady”, de “Mama’s Gun” (2000), “I Want You”, de “Worldwide Underground” (2003) e “The Healer” e “Me”, de “New Amerykah Part One (4th World War)”, lançado em 2008.

No palco, Badu é acompanhada por sete impecáveis músicos –os quais ela comanda com pequenos gestos com os braços, pedindo para aumentar ou diminuir a intensidade da parte instrumental– e três ótimas cantoras de apoio, o que traz ao show um aspecto grandioso e deixa seu som rico o suficiente para traduzir ao vivo a qualidade que têm os álbuns de estúdio da compositora.

Mas não há dúvidas de que a verdadeira protagonista da apresentação é a voz de Erykah. Ainda mais espetacular ao vivo, o timbre da cantora conseguiu preencher cada canto do Credicard Hall com muita competência. Também chama a atenção a presença de Badu em cima do palco, atraindo sem esforço os olhares do público durante todo o show. A simpática e performática norte-americana gesticulou bastante durante as canções e atenciosamente pegou todos os itens jogados no palco pelos fãs, além de distruibuir autógrafos durante a última canção.

Após o final de “Bag Lady” por volta das 23h, ficou a certeza de que o fato de Erykah Badu ser hoje um dos nomes mais importantes do R&B norte-americano não é meramente sorte ou acaso. Com um pé no passado e outro no presente, a cantora apresentou sofisticação vocal e a personalidade de uma diva à moda antiga, embora claramente com o olhar e um par de ouvidos sempre apontados para o futuro.

Erykah Badu – “Out Of My Mind Just In Time”

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Preticess: Da Mata, a maquiadora ‘Afrocruela’ que está ganhando o Brasil

Quando cheguei para entrevistar a Daniele Da Mata no...

Africa Y La Crisis Mundial

Fonte: Listaracial Por Jesús Chucho García. Fundación Afroamerica y de...

para lembrar

Famosos contam o que acham do preconceito

Até celebridades passam por situações constrangedoras. O ator Jonathan...

Pernambuco e Alagoas terão R$ 249 milhões para reconstruir escolas

As secretarias de Educação dos Estados de Pernambuco e...

Você deixou um legado, diz Neymar a Ronaldinho; veja homenagens

Após o anúncio da aposentadoria de Ronaldinho Gaúcho, jogadores...

Governador instala grupo de trabalho que tratará da questão quilombola

O Governo do Estado instalou, nesta segunda-feira (18), o...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=