Para discutir preconceito

Evento que ressalta a cultura negra é realizado durante todo mês de novembro em várias localidades da cidade

Até o dia 30 de novembro acontece a primeira edição do Circuito da Igualdade Racial de Goiânia. Durante o acontecimento, diversos pontos da cidade receberão mostras de cinema, seminários, palestras, entre outras atividades, que possuem o objetivo de acabar com o histórico de preconceito contra a população negra do País.

Esta iniciativa é realizada pela parceria da Secretaria Municipal de Políticas para Promoção Igualdade Racial (Seppir), com o Conselho Municipal de Igualdade Racial e a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic). A proposta faz parte das ações realizadas pelos órgãos pelo Dia da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro.

O circuito começou no dia de 19 de outubro com a realização do Sábado Cultural Afro, no Mercado Municipal, no Centro. Até o final do evento acontecerão apresentações culturais como rodas de samba e afoxés.

Cinema

Um dos destaques da programação até agora foi a Mostra de Cinema Negro, que aconteceu até sábado (2), no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. O evento reuniu produções que levavam como tema central uma outra visão sobre os negros.

Entre os filmes exibidos estavam trabalhos como: Raça e As Filhas do Vento, do cineasta Joel Zito. Ele esteve presente para abrir a exibição dos filmes com a realização de um debate.

“Meus filmes tem a intenção de mudar a mentalidade racista no Brasil. Romper com a ideologia e o imaginário de que o branco é mais bonito ou mais inteligente e abençoado. Em meu trabalho os protagonistas são negros, mas são bem sucedidos. Não servem apenas como empregados domésticos, como é feito nas novelas”, explica.

Reflexão

Até o final do circuito, as atividades proporcionarão debates em escolas da rede estadual do ensino médio até o dia 30 deste mês. Acontecerão ainda simpósios, caminhadas, teatros e shows. Para a secretária da Seppir, Ana Rita Marcelo de Castro, iniciativas como estas são extremamente necessárias, porque o negro ainda ocupa um lugar na sociedade brasileira bastante vulnerável.

“Uma pesquisa que mapeou a violência no Brasil, denunciou que dos cerca de 363 jovens assassinados neste ano, 328 eram negros. A população negra, sobretudo a jovem, vem enfrentado violência constante da polícia. Percebo que em Goiânia pouca coisa é feita para evitá-la”, reflete a secretária.

Fonte: DM

+ sobre o tema

Estatuto da Igualdade Racial

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO...

Vice-presidente do Parlamento britânico nega acusação de abuso sexual

O vice-presidente do Parlamento britânico, Nigel Evans, negou...

Computadores descartados pela Europa envenenam crianças na África

Os cidadãos do Ocidente jogam fora milhões de computadores...

Friburgo perde o músico Nego Dé para a Covid-19

Morreu neste domingo, 3, o músico André Henrique de...

para lembrar

Decepcionada como missionária evangélica na África do Sul, brasileira vira chef

Maria da Conceição Lima da Silva tem 48 anos...

Naomi Campbell aparece amordaçada em capa de revista e gera polêmica

A nova capa da revista V Spain está gerando...

Candomblecista e rastafari! Luislinda Valois integra Vogue ao lado de Naomi Campbell

A baiana Luislinda Valois, primeira juíza negra Brasil, filha...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...
-+=