20 de Novembro: Uma história de luta e resistência contra o racismo, a exploração e todas as formas de opressão

Em Porto Alegre (RS), no dia 20/11 (quarta-feira) acontece a 7ª MARCHA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES, com saída às 18h, no Largo Glênio Peres (em frente à prefeitura). Um dia para reafirmar a luta!

Poucos sabem que a escolha da data que deu origem ao 20 de novembro vem de uma pesquisa feita pelo Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul – mais especificamente por Oliveira Silveira, militante falecido do Movimento Negro. A importância da data da morte de Zumbi de Palmares, em 20 de novembro de 1695, que reafirmamos como dia de luta e de resistência dos milhares de negros e negras escravizados, em nome da acumulação de riquezas do colonizador, hoje é para nós a marca de que nossa luta está longe de acabar.

Com o neoliberalismo e seus ataques à classe trabalhadora de conjunto, e a crise econômica mundial e os reflexos no Brasil, percebemos que os negros(as), que são a metade da população, encontram-se nas piores condições de ter uma vida digna em todos os aspectos. Os dados estatísticos demonstram, com nitidez, por exemplo: representam 69,3% dos 10% mais pobres, trabalham 2 horas a mais do que os brancos, na estrutura ocupacional segundo raça/cor na pesquisa feita pela Fundação de Economia e Estatística vemos que há menor contratação de negros(as) em trabalhos como da indústria, comércio e serviços – enquanto que na construção civil e no emprego doméstico, se olharmos os dados de Porto Alegre, veremos que os negros são 60%, em uma capital onde no Estado representam apenas 15,5% do total.

Essa discrepância de condição se apresenta em todos os estados brasileiros. Mas não apenas nesse sentido se reflete o racismo. Negros recebem os mais baixos salários em piores condições de trabalho. Ocupam postos na terceirização e no subemprego. As mulheres negras ganham 1/3 do rendimento de um homem branco; as crianças negras começam a trabalhar mais cedo.

A violência contra a mulher negra que é tida “como a carne mais barata do mercado”; só aumenta, mesmo com a Lei Maria da Penha. As mulheres continuam sendo mortas em suas próprias casas e as mulheres negras não fogem à regra. Pelo contrário, em todos os índices são as que mais sofrem de abusos e violências físicas e moral. E, ainda, contam com o silêncio do racismo institucional, quando vão denunciar os crimes ou pedir ajuda.

Nem Lula, nem Dilma mudaram a condição de opressão e de racismo dos negros e negras em nosso país. Por todas essas questões é que o 20 de novembro, assim como Zumbi, que morreu na luta neste dia, para nós é dia de muita luta, garra e resistência.

PARTICIPE:

DIA 20 DE NOVEMBRO: 7ª MARCHA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
Às 18h – no Largo Glênio Peres

Fonte: SINDPPD-RS

+ sobre o tema

Leônidas da Silva em São Paulo

Leônidas da Silva foi uma aquisição incomparável do tricolor...

Moçambique combate discriminação das mulheres na província mais populosa

O Governo de Moçambique lança hoje, com o apoio...

Joias de Michelle Obama roubam a cena em jantar na Casa Branca

Aconteceu na noite de sábado (01) o jantar anual...

MOGI DAS CRUZES: Zumbi dos Palmares ganha monumento

Fonte: Mogi News - A Prefeitura de Mogi,...

para lembrar

Mister Brau tem audiência de supersérie

Nesta terça-feira, 20/06, Mister Brau, série estrelada por Taís...

Seppir divulga lista de habilitados no Prêmio Antonieta de Barros

De acordo com o Edital, prazo para apresentar recurso...

Ubirajara e Alzira Fidalgo e a experiência política do Teatro Profissional do Negro

O Teatro Profissional do Negro (TEPRON) concebido por Ubirajara...

Rihanna é levada a hospital após show na Suíça

A cantora Rihanna foi levada às pressas a um...
spot_imgspot_img

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...
-+=